Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Vilarinho de Agrochão vai organizar a 20.ª edição da Feira do Folar

Macedo de Cavaleiros recebe 20.ª edição da Feira do Folar de Vilarinho de Agrochão. Este é um dos primeiros grandes eventos do mundo rural na região desde o início da pandemia, em março de 2020

508
XX-Feira-do-Folar-Vilarinho-de-Agrochão (1)

Publicidade

É já no fim de semana de 2 e 3 de abril que a aldeia de Vilarinho de Agrochão, no concelho de Macedo de Cavaleiros, recebe a 20.ª edição da Feira do Folar. Um certame que é um encontro das tradições gastronómicas e agrícolas regionais e onde se promove o que de melhor se faz no município. “É uma felicidade podermos voltar a organizar este tipo de eventos públicos, ainda para mais porque nos permite ajudar a promover os nossos agricultores e os nossos produtores de Folar, um produto tão característico de Macedo de Cavaleiros”, frisa o presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros.

A feira é inaugurada às 15h00 de sábado, dia 2 de abril, e arranca, logo depois, com uma importante conferência sobre o novo quadro dos subsídios agrícolas, seguido de uma sessão de esclarecimento sobre o programa Balcão Único do Prédio (BUPi) de Macedo de Cavaleiros.

Ao longo dos dois dias, a aldeia de Vilarinho de Agrochão recebe vários produtores de folar, de doces Económicos, bem como produtores agropecuários. “Para os produtores do nosso concelho estes eventos são muito importantes, pois são uma forma de estabelecer novos contactos e encontrar novos compradores para os seus produtos”, explica Benjamim Rodrigues. O presidente da câmara macedense salienta que “o mundo rural tem um peso muito significativo no nosso concelho e, também por isso, é fundamental a realização deste tipo de eventos, sobretudo numa altura em que os dados da pandemia estão mais controlados e em que as regras de convivência social são menos apertadas”.

Além da vertente económica, a Feira do Folar de Vilarinho de Agrochão é também um momento de convívio. Assim, os dois dias contam com várias atuações pelas ruas da aldeia e com a interpretação de alguns artistas locais e nacionais.

O certame termina no domingo com a oferta de folar a toda a população. Uma forma de festejar os 20 anos da Feira.

Publicidade

Fonte desta notícia: Município de Macedo de Cavaleiros

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade