Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Vilarinho da Castanheira, Aldeia em Festa, a 24 e 25 de junho

O saber fazer, a cultura, as memórias, a descoberta da natureza, a gastronomia local e a alegria da música tradicional animam Vilarinho da Castanheira nos dias 24 e 25 de junho.

1.700

Publicidade

É no âmbito do projeto Aldeias de Portugal, que a Município de Carrazeda de Ansiães em colaboração com a Junta de Freguesia de Vilarinho da Castanheira e o grupo de trabalho que envolve várias entidades locais, vão organizar a iniciativa “Aldeia em Festa”, em Vilarinho da Castanheira. Dois dias repletos de vivências da aldeia, com muita experiência para realizar.

“Este é um projeto âncora que tem como objetivo valorizar e promover a autenticidade da nossa terra e da nossa gente”, refere o presidente da Câmara, João Gonçalves. Uma das atividades em destaque é a confeção do pão e do folar, de forma tradicional, que vai ser feito num típico forno a lenha. “Vamos fazer uma oficina, aberta a quem quiser, mediante inscrição, que pretende ensinar a fazer o pão”, acrescenta o autarca. Esta iniciativa acontece em dois momentos, durante a tarde, do dia 24, sábado.

O Museu da Memória Rural vai acolher oficinas infantis, realizar visitas guiadas, exibir uma exposição fotográfica da Banda Filarmónica Vilarinhense, que tem mais de um século, e vai ter uma equipa de profissionais de multimédia disponíveis para recolher testemunhos locais, isto é, as pessoas da terra que tenham histórias, vivências ou conhecimentos sobre as atividades, os costumes e tradições da aldeia são convidadas a partilhar as suas memórias e perpetuá-las no tempo. Alias, o município tem vindo a fazer este trabalho de recolhas há muito tempo e são estes testemunhos o que de mais importante se pode ver nos diversos conteúdos do Museu da Memória Rural.

Os jogos tradicionais que são também “memórias” e riqueza local, também fazem parte do programa no sábado à tarde.
Em permanência para receber os visitantes vai funcionar o mercadinho local, com 10 produtores da terra, que vendem produtos endógenos, e as tasquinhas com gastronomia típica destas festividades populares.

Não há festa sem música, para além das arruadas a cargo da Banda Filarmónica local e outros grupos da terra, há espetáculos com grupos de música tradicional bem conhecidos, com os Retimbrar, no sábado, e os Chulada da Ponte Velha, no Domingo.

No domingo os participantes da Aldeia em Festa são convidados a caminhar e a descobrir o território concelhio na sua componente mais natural, com uma caminhada pelo Trilho dos Moinhos.

À tarde, a Igreja de Santa Maria Madalena recebe o concerto “Oito Mãos Monumentos com Música Dentro”, que promete ser um momento de enorme elevação musical, num espaço sagrado, com todas as condições para resultar num espetáculo altamente emotivo.

“Para além de promovermos a natureza, a cultura, o património, o mais importante é que esta iniciativa envolve as pessoas, os residentes, que são os guardiões da cultura e da tradição, são também os protagonistas no que é uma importante ação de valorização, de respeito e promoção da ruralidade, da essência do nosso concelho”, remata o edil.

As inscrições nas atividades e na caminhada devem ser feitas através da Loja Interativa de Turismo, presencialmente, por telefone (278 098 507) ou por email (lit@cmca.pt).

Recordamos que a marca “Aldeias de Portugal” foi promovida e é dinamizada pela ATA, com o objetivo de promover o desenvolvimento e valorização das aldeias. A ATA pretende potenciar uma rede de Aldeias de Portugal que se distingue e posiciona, por via da qualidade patrimonial e cultural e cujo turismo, produtos e atividades rurais são indutores de desenvolvimento local.

Vilarinho da Castanheira integrou esta rede através da Desteque, na qualidade de Grupo de Ação Local, e do seu compromisso com o desenvolvimento do território.

Publicidade

Fonte desta notícia: Município de Carrazeda de Ansiães