Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Vila do Pinhão vai ter mais dois comboios por dia

Para Sandra Moutinho, Presidente da Junta de Freguesia do Pinhão, esta é uma noticia que considera muito importante. A autarca diz que se trata do reconhecimento da CP quanto à importância desta linha "ao criar mais serviços e mais lugares dando resposta a uma procura crescente, por outro lado, num momento em que a vila anseia pela retoma económica e pelo fluxo turístico, mais comboios significa que haverá mais pessoas e mais opções de viagem para quem nos visita”.

371

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Publicidade

A CP (Comboios de Portugal) irá criar a partir do próximo dia 16 de maio mais duas ligações até à vila do Pinhão, no coração do Alto Douro, reforçando a oferta desta importante via na região. A Presidente da Junta de Freguesia do Pinhão, Sandra Moutinho, já reagiu ao anuncio, congratulou-se pela aposta que o operador ferroviário está a fazer na região.

As novas ligações ferroviárias ao vale do Douro realizam-se por prolongamento de serviços já existentes e que até aqui terminavam na cidade da Régua. O comboio regional 4105 procedente de Marco de Canaveses passa a ter como destino o Pinhão onde chega pelas 16h21. O comboio Interregional 874 passa a ter origem no Pinhão às 16h41 e tem como destino a estação de São Bento no Porto. Serão ainda introduzidos alguns ajustes pontuais à oferta na linha do Douro“, informa uma nota de imprensa da Junta de freguesia do Pinhão.

Para Sandra Moutinho, Presidente da Junta de Freguesia, esta é uma noticia que considera muito importante. A autarca diz que se trata do reconhecimento da CP quanto à importância desta linha “ao criar mais serviços e mais lugares dando resposta a uma procura crescente, por outro lado, num momento em que a vila anseia pela retoma económica e pelo fluxo turístico, mais comboios significa que haverá mais pessoas e mais opções de viagem para quem nos visita”, salienta. Para a autarca a relação entre o comboio e atividade económica da vila é real, “o que me dizem os agentes económicos é que com os passageiros que chegam de comboio não só a vila ganha outra vida como também a sua atividade fica potenciada”.

A CP criou o MiraDouro o ano passado e mesmo em tempo de pandemia esta oferta tem-se revelado de enorme sucesso, como foi exemplo o verão passado. Sara Moutinho espera que este ano possa, pelo menos, ser igual. “As renovadas carruagens Schindler e a nova experiência do MiraDouro não só deu mais conforto a quem usa o comboio diariamente como deu uma nova atratividade à linha, à vila e à região” e acrescenta “esta administração da CP, liderada pelo Eng. Nuno Freitas, tem demonstrado uma sensibilidade enorme pelo potencial do vale do Douro”. A autarca também recorda que “a linha do Douro gerava, antes da pandemia cerca de 1,1 milhões de viagens/ano entre o Marco e o Pocinho, com esta aposta da CP e a esperada normalidade da nossa vida, tudo leva a crer que estes números se reforcem”.

A linha do Douro sofrerá agora uma intervenção na infraestrutura entre o Tua e o Pinhão. Sandra Moutinho também está atenta a estas obras de modernização dizendo que se trata “de uma substituição da superestrutura que garantirá maior fiabilidade” mas deixa um aviso “tecnicamente é um troço que permite velocidades até 90 km/h e de pelo menos 80 km/h, espero que venham a ser essas as velocidades a ser praticadas depois desta intervenção”.

Sandra Moutinho reivindica ainda os restantes investimentos previstos para esta estrutura ferroviária. “Não podemos ficar por obras de manutenção corrente, a linha precisa de ser eletrificada entre o Marco e o Pocinho e a ligação a Salamanca tem que ser reaberta, a CP está a fazer o que pode, a infraestruturas tem que acompanhar o operador”. Sobre a reunião com a CIM Douro e a Secretária de Estado da Coesão Territorial ocorrida recentemente no Pocinho refere que “aguarda com expectativa que os projetos e a obra de reabertura para Barca d’Alva se iniciem no imediato.

Para já a Vila do Pinhão poderá contar com 12 ligações diárias ao Porto e 10 ao Pocinho a que se juntará o comboio histórico no próximo verão naquilo que é um reconhecimento claro por parte da CP no potencial da região.

Publicidade

Fonte desta notícia: Nota de Imprensa Junta de Freguesia do Pinhão

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade