Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Verdes querem a modernização da Linha do Douro e a reativação dos seus ramais

O PEV está preocupado com segurança da ferrovia, nomeadamente no que aos pilares da ponte ferroviária que se situam na foz do rio Tua diz respeito, exigindo uma vistoria submarina que informe sobre a estabilidade estrutural desta ponte.

1.121

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Publicidade

O Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) entregaram na Assembleia da República um Projeto de Resolução onde recomendam ao Governo a  concretização da empreitada de modernização da Linha do Douro até ao Pocinho.

O PEV está preocupado com a segurança da ferrovia, nomeadamente no que aos pilares da ponte ferroviária que se situa na foz do rio Tua diz respeito, exigindo uma vistoria submarina que informe sobre a estabilidade estrutural desta ponte.

O planeamento e a programação da intervenção de modernização da Linha do Douro entre Pocinho e Barca D’Alva e a reabilitação e reabertura dos ramais da Linha do Corgo são outras das preocupações deste partido que pede ao Governo uma avaliação sobre a reabilitação e reativação do ramal do Sabor, com as devidas e necessárias readaptações.

Neste Projeto de Resolução, o PEV pede também ao Governo que “apresente e planeie, no quadro do Plano Nacional Ferroviário (PNF), uma solução para voltar a ligar Mirandela e Bragança pela ferrovia à Linha do Douro e garanta que no concurso que está a ser lançado para aquisição de novo material circulante, esteja garantido o material de tração elétrica adequada à oferta nas diversas secções da Linha do Douro“.

O PEV defende  ainda a necessidade de encetar um diálogo com o Governo Espanhol e com o Governo Regional de Castela e Leon para a reabertura da ligação ferroviária internacional a Salamanca e à sua continuidade para o centro da Europa.

Ver na íntegra Projeto de Resolução do PEV

Publicidade

Fonte desta notícia: Nota de Imprensa PEV

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade