Informativo Digital

Vão reabrir mercados de produtos da terra nos concelhos da CIM Terras de Trás-os-Montes

A venda de produtos da terra coincidirá com os dias das feiras municipais de cada concelho, iniciando-se esta semana e ficando ao critério de cada município a definição de mais dias para o efeito.

5.073

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Publicidade

A Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes, deliberou, por unanimidade na sua reunião extraordinária de ontem, 4 de maio de 2020, proceder, de imediato, à reabertura dos mercados dedicados à venda de produtos da terra, que se realizam no âmbito das feiras municipais semanais/quinzenais das Terras de Trás-os-Montes. Esta medida surge na sequência da cessação do estado de emergência e visa acompanhar o impulso que se pretende dar à economia local com a abertura do comércio tradicional.

Numa altura de sementeiras, de plantação de culturas hortícolas e num território em que a agricultura tem um peso muito significativo no tecido económico, a reabertura destes espaços é essencial para assegurar a venda e compra de renovo para plantar. Sendo assim, esta tomada de posição é entendida como uma forma de garantir a manutenção de produções essenciais para a economia familiar e simultaneamente vai responder à necessidade de agricultores/produtores escoarem os produtos“, anunciou em comunicado a Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes .

A reabertura destes locais, encerrados há cerca de dois meses, também por decisão do Conselho Intermunicipal e no âmbito das medidas de prevenção e contenção da pandemia da COVID-19, estará envolta em rigorosas normas de higiene e segurança, cumprindo todas as diretrizes emanadas das autoridades de saúde pública, sendo obrigatório, por isso, obrigatório o uso de máscara para vendedores e público, a existência de dispensador, em cada banca, para desinfeção das mãos, a delimitação/marcação dos lugares destinados aos vendedores, respeitando a distância de segurança e as entradas e afluência de público serão controladas por funcionários municipais.

A venda de produtos da terra coincidirá com os dias das feiras municipais de cada concelho, iniciando-se esta semana e ficando ao critério de cada município a definição de mais dias para o efeito, informa o mesmo comunicado a que o Notícias do Nordeste teve acesso.

A CIM das Terras de Trás-os-Montes está também a avaliar a possibilidade de reabrir as Feiras semanais/quinzenais a todos os vendedores, “sendo certo que tal medida está dependente da evolução da situação pandémica e das determinações governamentais“, sublinham.

Publicidade

Fonte desta notícia: Comunicado CIM Terras de Trás-os-Montes

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade