Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Vale do Tua inspira festival selecionado para integrar o Festival do Novo Bauhaus Europeu

O projeto selecionado chama-se “Pelo Andar da Carruagem”, é promovido pela Associação Pacatodisseia e tem como parceiro estratégico o Parque Natural Regional do Vale do Tua.

810

Publicidade

“Pelo andar da Carruagem” é um festival de artes performativas multidisciplinar, inspirado na antiga linha de comboio do Tua, que tem lugar na aldeia de Frechas, dia 11 de junho, das 9h30 às 22h00.

A ideia original surgiu pela mão da Pacatodisseia, uma associação cultural sem fins lucrativos e para além do apoio do Ministério da Cultura — Direção-Geral das Artes, envolveu como parceiro estratégico a Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua (ADRVT) e o Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT) e como parceiros institucionais a Câmara Municipal de Alijó, Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, Câmara Municipal de Mirandela, Câmara Municipal de Murça, Câmara Municipal de Vila Flor e a Junta de Freguesia de Frechas.

Ao longo de cinco meses, cinco artistas exploraram e entrevistaram as populações de cinco aldeias, uma em cada concelho que compõe o Vale do Tua: Amieiro em Alijó, Pombal de Ansiães em Carrazeda de Ansiães, Ribeirinha em Vila Flor, Sobreira em Murça e Frechas em Mirandela.

A partir deste encontro, das memórias, tradições e beleza natural do Vale do Tua, cada artista desenvolveu uma performance com a participação direta dos habitantes das aldeias ou de elementos da natureza.

O programa do festival inclui três performances dos artistas Fernando Mota (música), Carla Galvão e Sofia Cabrita (Teatro), Yola Pinto e Nuno Veiga (dança), duas instalações multimédia e uma exposição de fotografia, desenvolvidas em parceria com os alunos da Escola Superior de Administração, Comunicação e Turismo do Politécnico de Bragança, a apresentação do grupo tradicional de castanholas de Contins, uma sessão de Birdwatching e uma conversa sobre a Linha do Tua.

O festival acontece ao ar livre e o acesso é gratuito.

Projeto selecionado, da categoria Side Events, para o Festival do Novo Bauhaus Europeu

O Novo Bauhaus Europeu é uma iniciativa criativa e interdisciplinar que proporciona um espaço de encontro para conceber futuros modos de vida, situada na encruzilhada entre a arte, a cultura, a inclusão social, a ciência e a tecnologia, que visa aproximar o Pacto Ecológico dos sítios onde vivemos e mobilizar um esforço coletivo para imaginar e construir um futuro sustentável, inclusivo e belo para a mente e a alma.

O Festival, que terá lugar em Bruxelas, de 9 a 12 de junho, procura reunir pessoas de todos os setores de atividade para debater e construir o futuro, é também uma oportunidade para trabalhar em rede, partilhar e celebrar da ciência à arte, do design à política, da arquitetura à tecnologia. Realiza-se em formato híbrido e inclui performances ao vivo, exposições, atividades participativas e um fórum para o debate e troca de ideias.

O projeto Pelo Andar da Carruagem foi selecionado para integrar a programação da categoria Side Events no Festival do Novo Bauhaus Europeu.

Publicidade

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade