Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

UTAD oferece uma “universidade de verão” para 200 professores

Atualizar científica e didaticamente os professores do 1º CEB, apetrechar os docentes de um corpo teórico atualizado e ajustado a alguns dos temas que compõem as diferentes áreas do Ensino Básico, analisar criticamente situações e problemas do quotidiano e desenvolver competências de naturezas processuais e metodológicas inerentes ao ensino de algumas áreas do 1º CEB são os grandes objetivos desta iniciativa.

453

Publicidade

Cerca de duzentos professores da região norte vão participar, a partir do dia 19 até 22 de julho, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) no XVI Curso de Atualização de Professores de 1º CEB. Com sessões presenciais e sessões online, esta iniciativa propõe-se criar um espaço de formação e atualização, com vista a um melhor desempenho profissional dos professores do Ensino Básico, das escolas da região, bem como, reforçar e consolidar o papel da UTAD na região e no país, como motor de desenvolvimento.

Passam agora 16 edições desta formação, que este ano atinge um número record de professores. A adesão crescente e o seu sucesso junto da classe docente tem a ver com o modelo de formação que é apresentado. Esta concentra-se em 4 dias no final do ano letivo, privilegiando sessões de natureza prática e incorporando uma saída de campo. A mesma orienta-se por perspetivas inovadoras, que não utilizem preferencialmente sessões formais mas que valorizem as atividades de (auto)formação participada e da formação mútua, estimulando uma “reflexão na prática e sobre a prática”.

Atualizar científica e didaticamente os professores do 1º CEB, apetrechar os docentes de um corpo teórico atualizado e ajustado a alguns dos temas que compõem as diferentes áreas do Ensino Básico, analisar criticamente situações e problemas do quotidiano e desenvolver competências de naturezas processuais e metodológicas inerentes ao ensino de algumas áreas do 1º CEB são os grandes objetivos desta iniciativa. O curso contemplará os módulos Didática das Ciências, Educação em Ciência, Património Cultural e Recursos Naturais, Educação Matemática, Língua Portuguesa, Expressões e Psicologia.

Publicidade

Fonte desta notícia: UTAD