Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

UTAD mostra “Retratos do Mundo Rural” do médico veterinário Jorge Bacelar

Os retratos agora expostos na academia transmontana revelam as expressões e as poses em perfeita harmonia com os animais e os produtos da terra. Tendo o privilégio de conhecer o mundo rural pelo seu trabalho como médico veterinário, Jorge Bacelar regressa à UTAD.

657

Publicidade

Até dia 19, a exposição “Retratos do Mundo Rural”, da autoria do veterinário-fotógrafo Jorge Bacelar, está patente na Galeria de Exposições da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). São duas dezenas de retratos que, num jogo de luz e sombra, exploram a mundividência a partir da ruralidade, com fotografias de homens e mulheres que se dedicam a cultivar a terra e a cuidar dos animais.

Além do rosto, tento captar as mãos, porque elas também falam e contam muito sobre as pessoas, e também o fruto do seu trabalho e os animais com os quais eles convivem diariamente”, refere Jorge Bacelar, também alumnus da UTAD.

Os retratos agora expostos na academia transmontana revelam as expressões e as poses em perfeita harmonia com os animais e os produtos da terra. Tendo o privilégio de conhecer o mundo rural pelo seu trabalho como médico veterinário, Jorge Bacelar regressa à UTAD para, através da sua arte fotográfica, perpetuar “a imagem dos agricultores, com quem tem uma relação familiar, de grande amizade e respeito”.

Com entrada gratuita, a exposição “Retratos do Mundo Rural” pode ser visitada até 19 de outubro, de segunda a sexta-feira, entre as 10 e as 17 horas, na Galeria de Exposições situada no edifício da biblioteca da UTAD.

Nota Biográfica | Jorge Bacelar
Nascido em 1966, em Figueira de Castelo Rodrigo, Jorge Bacelar formou-se em medicina veterinária na UTAD e exerce a sua profissão na região de Aveiro há quase 30 anos. Despertou para a fotografia há oito anos, começando por registar paisagens. Depois, mergulhou no mundo rural, fotografando a gente que vive da terra, no seu próprio contexto, principalmente nas zonas da Murtosa, Estarreja, Albergaria-a-Velha e Figueira de Castelo Rodrigo.
O seu trabalho fotográfico já recebeu vários prémios e distinções: Nomination Award HPA 2015, World Photographic Cup 2016, FEP European Professional Photographer of the Year Awards 2016, 2016 OIE Photo Competition, Documentary Award HPA 2017, Global Photographic Union, Concurso Internacional de Fotografia Transversalidades 2017, Singapura Photo Cup 2017, Photographic Society of America 2017, IUP 5th Anniversary Celebration Photo Circuits 2017 e Travel Photographer of the Year 2020.

Publicidade

Fonte desta notícia: UTAD

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade