Última Aldeia piscatória de Trás-os-Montes promove tradicional procissão nos rios Douro e Sabor
Realiza-se na Foz do Sabor a tradicional procissão de Nossa Senhora da Guia, onde os barcos rabelos engalanados transportam o andor da Nossa Senhora da Guia e imagens de outros santos da Igreja até ao espaço de lazer da Foz do Sabor, pelos rios Sabor e Douro.
Publicidade
No próximo dia 6 de agosto, pelas 18h30, realiza-se na Foz do Sabor a tradicional procissão de Nossa Senhora da Guia, onde os barcos rabelos engalanados transportam o andor da Nossa Senhora da Guia e imagens de outros santos da Igreja até ao espaço de lazer da Foz do Sabor, pelos rios Sabor e Douro.
Têm sido efetuados todos os esforços para sua realização, mantendo uma tradição que já perdura há cerca de seis décadas, nesta freguesia.
Não se pode esquecer a localização da Foz do Sabor junto ao Vale da Vilariça, um dos vales mais férteis a nível agrícola, e na confluência dos rios Douro e Sabor.
A Foz do Sabor é a última Aldeia Piscatória de Trás-os-Montes e onde a pesca ainda faz parte do dia a dia da população. Existem ainda na freguesia vários restaurantes típicos que diariamente servem os tradicionais pratos de migas e peixes do rio.
A tradicional procissão de Nossa Senhora da Guia está inserida nas Festas em honra de Nossa Senhora da Guia, que decorrem de 4 a 7 de agosto, na Foz do Sabor, e que contam com várias atividades religiosas e muita animação.
Publicidade