Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

“Tum Tá Tum Tum”, Festa da Percussão em Carrazeda de Ansiães

O “Verão em Carrazeda” está repleto de atividades e espetáculos, para todos os gostos e todas as idades, mas a Festa da Percussão Tum Tá Tum Tum, vai dar um toque diferenciador aos programas de verão da região.

2.327

Publicidade

A criação de um evento cultural diferenciador e capaz de projetar o nome de Carrazeda de Ansiães como destino cultural, é o objetivo do Tum Tá Tum Tum, uma festa de percussão, que se realiza nos dias 29 e 30 de julho.

O projeto promove uma série de iniciativas diversificadas centradas na percussão, dinamizadoras de estruturas e espaços da vila e motivadoras de interação e intervenção da comunidade. Conta com uma programação forte quer do ponto de vista visual, quer participativo da população, quer mesmo na diferença tímbrica dos instrumentos destacados.

Performances de rua, exposição, projeção de documentários em locais improváveis, animação de rua, concertos, e uma parade são os pontos fortes do Tum Tá Tum Tum, festa da percussão.

Os Zíngaros de Carrazeda de Ansiães, nomeados às 7 maravilhas da Cultua Popular na categoria de Músicas e Danças, fazem parte da animação de rua prevista. Ainda na animação de rua os Traspés, um grupo tradicional de pandereteiras/os da Galiza, os Equipa Espiral, uma associação bracarense com um fantástico espetáculo de bombos coordenados, apresentam espetáculos diversificados e na mesma onda atuam os Latexo Percussión, que trazem de Espanha ritmo, som, movimento, uma verdadeira explosão de energia, com influências que vão desde a percussão do Mandingo ou música galega à percussão contemporânea.

No dia 29 o palco é dos Be-Dom, que com toda a sua irreverencia, usam latas, bidões, garrafas e tudo o que se possa lembrar para produzir música, um sexteto que faz da sustentabilidade uma bandeira a transportar.
O grupo, com 20 anos de carreira e um invejável currículo internacional, envolve a audiência numa festa irresistível conduzida pelo ritmo em vez das palavras, conseguindo assim transmitir importantes mensagens ambientais, dotadas de um humor muito particular, interativo e original.

No dia 30 sobem ao palco os AfroAndaluz, um projeto musical que resgata e atualiza as raízes africanas das culturas da Península e Latino América.

As Salas Documentário vão ser criadas em espaços alternativos, nomeadamente cafés, restaurantes, mercearias, onde se perspetiva a exibição contínua de documentários com a temática “percussão”.

Está ainda previsto um Workshop, com Rui Rodrigues, que quer estimular toda a gente a explorar o seu próprio ritmo através da percussão. Rui Rodrigues é baterista independente (autodidata aos quinze anos e, mais tarde, aluno particular de Wagner Ribeiro de Carvalho e de Michael Lauren) e membro cofundador dos Big Fat Mamma, dos Red House Blues Band e dos Pyroscaphe. Atualmente é diretor artístico e membro cofundador da Associação Bombos com Alma e autor do Manual de Percussão Tradicional – Grau I Minho. Compôs mais de 20 temas originais para diversos grupos de percussão tradicional de todo o país.

“Verão em Carrazeda”

A festa Tum Tá Tum Tum é apenas uma das atividades que integra o arrojado programa do Verão em Carrazeda.

De 15 de julho a 16 de agosto, há atividades em continuidade, com pausas ao fim-de-semana (sábado e domingo, para não sobrepor as atividades às tradicionais festas de aldeia e arraiais populares.

Do programa, que é vasto, destaca-se, no dia 21 de julho, dedicado às crianças, com animação infantil, balões, pinta faces, entre outras atividades.

No dia 6 de Agosto vai realizar-se uma Caminhada Noturna Amedo/Pombal, entre as 19h00 e as 23h30.

De 11 a 13 de agosto assinala-se a festa da Juventude. O dia 11 é dedicado à música com diversos DJ’s a animar a noite dos jovens carrazedenses. Nos dias 12 e 13 há atividades ao ar livre, nomeadamente, nas piscinas descobertas, escalada, slide, paint ball, e também paddle e canoagem no rio Tua.

Muita música, muitas atuações de coletividades locais, mas também com outros grupos de animação musical de fora e, diariamente das 18h00 à meia-noite, hà Mostra de Produtos locais na rua.

A Praça do Município é o centro de todas as festividades que se alargam pelo centro da vila.

Publicidade

Fonte desta notícia: Município de Carrazeda de Ansiães

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade