Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Symington lança Portos Vintage 2019 e duas edições limitadas

Quinta do Vesúvio e Dow’s Quinta da Senhora da Ribeira vão ser disponibilizados en primeur. Restantes vinhos vão estagiar em V.N. Gaia.

276

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Publicidade

A Symington Family Estates engarrafou seis Portos Vintage de Quinta de 2019. Dos vinhos agora anunciados, o Quinta do Vesúvio e o Dow’s Quinta da Senhora da Ribeira vão ser lançados en primeur, havendo ainda duas séries limitadas destas propriedades a serem disponibilizadas, constituídas pelos Portos Vintage 2019, 2009 e 1999. Os restantes Portos Vintage de Quinta produzidos em 2019 vão envelhecer nas garrafeiras da Symington, em Vila Nova de Gaia, para um futuro lançamento. A apresentação destes vinhos vai decorrer no dia 22 de abril, às 19h00, através de um live no Instagram da Symington, com a participação de Charles Symington (enólogo e diretor de produção) e Harry Symington (produtor de quinta geração), assim como cinco convidados de vários pontos do globo.

Os Portos Vintage de 2019 – Graham’s Quinta dos Malvedos, Dow’s Quinta do Bomfim, Warre’s Quinta da Cavadinha, Cockburn’s Quinta dos Canais, Quinta do Vesúvio e Dow’s Quinta da Senhora da Ribeira – resultam de um ciclo de crescimento inconstante, com apenas 50 por cento da precipitação considerada normal para o Douro durante o inverno e praticamente nenhuma chuva durante o verão. Charles Symington programou o plano de corte ao longo das seis semanas desta vindima – uma das mais longas dos últimos anos. A recompensa foi um conjunto de castas com maturações perfeitas e em boas quantidades, com uma média de produção de 1,27 kg/videira, que proporcionou vinhos vivos e exuberantes, em contraponto à concentração dos anos muito curtos de 2017 e 2018.

Com o intuito de celebrar o terroir único de duas das propriedades mais emblemáticas dos Symington, a Quinta do Vesúvio e a Quinta da Senhora da Ribeira da Dow’s, a família vai disponibilizar duas edições limitadas dedicada a cada uma delas. Os três Portos Vintage que integram estas edições especiais (2019, 2009 e 1999), estão separados por uma década e refletem o incrível potencial de envelhecimento dos vinhos de ambas as propriedades situadas no Douro Superior, em lados opostos do rio Douro, uma com exposição a norte e a outra com exposição a sul. Estas quintas produzem, de forma consistente, excecionais Portos Vintage e, cada ano, reflete expressões muito diferentes.

Ao analisar os nossos melhores vinhos de 2019, sentimos que a melhor expressão das castas residia nas nossas seis propriedades principais. Estes vinhos de quinta são sempre o ponto de partida a partir do qual avaliamos o potencial para a produção de Porto Vintage, para posteriormente decidirmos o que engarrafar”, avança Charles Symington, explicando que “em 2019, as várias parcelas dentro de cada propriedade proporcionaram pequenas quantidades de vinho profundos e complexos. Acreditamos que estes vinhos não sairiam mais valorizados se fossem lotados com a produção de outras quintas (de cada uma das nossas casas principais), de modo a produzir uma declaração Vintage clássica. Em vez disso, decidimos lotar os componentes com o melhor desempenho dentro de cada uma das propriedades e engarrafar seis Portos Vintage de Quinta. Estes fulgurantes, jovens vinhos representam o cume de 2019. Hoje são vinhos deslumbrantes e é minha convicção que vão evoluir maravilhosamente, ao longo de muitas décadas”.

Publicidade

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade