Informativo Digital do Nordeste Transmontano

Sistema de abastecimento de água vai mudar em Murça

0 168

Surgiu na região uma nova empresa destinada a gerir e a explorar dos sistemas municipais de abastecimento público de água e de saneamento. Uma parceria entre os municípios de Murça, Vila Real, Santa Marta de Penaguião, Mesão Frio, Sabrosa, Peso da Régua, Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta, deram origem à empresa Águas do Interior Norte (ADIN).

O objetivo é o de melhorar a qualidade dos serviços prestados à população. Para Mário Artur Lopes, presidente da Câmara de Murça, o projeto de cooperação intermunicipal pretende “melhorar o acordo anteriormente assumido, reforçando mais eficiência na gestão de todo o sistema, tendo em conta que a água é um recurso limitado e de grande importância para todos”. O autarca, citado no website do município de Murça referiu também que durante o período de três anos, “irá existir um tarifário de ajustamento social ao tarifário de referência”.

Mário Artur Lopes explicou que a autarquia de Murça “assumirá a responsabilidade pelo pagamento do diferencial da faturação aplicável a este município relativamente à Tarifa de Referência aplicada pela Águas do Interior Norte”, de forma a serem processada uma adaptação sucessiva ao novo tarifário praticado pela ADIN.

A ADIN aplicará um novo tarifário aos consumidores domésticos que detém contratos de abastecimento de água, mas os municípios garantirão o pagamento à empresa do “diferencial entre o valor faturado aos munícipes e aquele que seria o valor devido a ser faturado”, vindo os valores suportado pelo município de Murça, “discriminado na fatura sob a forma de tarifa social”.

Publicidade

Comentários
carregar...

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade