Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Simulacro de Incêndio Urbano na Zona Histórica de Torre de Moncorvo

A inciativa inserida no mês da Mês da Proteção Civil, foi promovida pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Bragança, que se realiza entre os dias 1 e 31 de março, pretende-se organizar um exercício LIVEX em cada um dos 12 concelhos do distrito de Bragança.

749

No passado dia 10 de Março, pelas 15h00, realizou-se um simulacro de incêndio urbano numa habitação da Rua do Poço, em Torre de Moncorvo.

O exercício, designado por “Exercício de Incêndio Urbano na Zona Histórica”, de âmbito municipal, foi planeado e conduzido com a finalidade de testar e exercitar a resposta do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS) às ocorrências de proteção civil, associadas às ações de prevenção e socorro.

Neste âmbito, o CDOS de Bragança da ANEPC, os Agentes de Proteção Civil (APC) participantes, e as Entidades Cooperantes, atuaram nesta condução como se de uma situação real se tratasse procedendo às ações necessárias para a resolução da mesma.

Manuel Almeida, Comandante da Associação Humanitrária dos Bombeiros Voluntários de Torre de Moncorvo, salientou que “importava aqui, em Torre de Moncorvo, testar a zona histórica. Importava-nos a nós bombeiros saber se as nossas viaturas circundavam todo o casco histórico,

Simulacro de Incêndio Urbano em Torre de MoncorvoDepoimento de Manuel Almeida
{{svg_share_icon}}

importava também saber se a nossa rede de água, de marcos de água de incêndios, se realmente tinham a pressão necessária e a ajuda que depois nos iriam dar quando precisarmos para apagar o próprio incêndio.”

A inciativa inserida no mês da Mês da Proteção Civil, foi promovida pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Bragança, que se realiza entre os dias 1 e 31 de março, pretende-se organizar um exercício LIVEX em cada um dos 12 concelhos do distrito de Bragança, permitindo assim testar os procedimentos operacionais e tempos de resposta das equipas intervenientes em cada evento, nomeadamente no que concerne à mobilização, despacho, movimento, intervenção e sustentação das operações de resposta.

Publicidade

Fonte desta notícia: Município de Torre de Moncorvo

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade