Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Ser sustentável é bom para o negócio?

Ecológico, Biodegradável, Amigo do Ambiente, ...  O que têm de comum estas expressões? Talvez muito pouco! Na verdade, são argumentos publicitários que procuram a atrair a atenção do consumidor, sobretudo daquele que tem maiores preocupações ambientais.

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A DECO lançou uma campanha sobre o greenwashing e a existência de alegações ambientais que podem ser enganosas.

Ecológico, Biodegradável, Amigo do Ambiente, …  O que têm de comum estas expressões? Talvez muito pouco! Na verdade, são argumentos publicitários que procuram a atrair a atenção do consumidor, sobretudo daquele que tem maiores preocupações ambientais. Numa altura em que 57% dos consumidores da União Europeia estão recetivos a alegações ambientais no momento de escolher e comprar, para algumas empresas mostrar-se verde, tornou-se bom para o negócio.

O aumento da consciência ecológica dos consumidores trouxe, então, consigo uma técnica de marketing conhecida como “greenwashing”, à luz da qual uma empresa consegue afirmar que cumpre “determinadas” metas de proteção do ambiente ou que tem um “determinado” desempenho ambiental, não o fazendo na verdade.

Assim, a DECO quer informar e despertar todos os consumidores para o que é greenwashing, também conhecido como Ecobranqueamento, como funciona e como deve ser combatido.  A campanha faz também o aviso às empresas “Não se pintem de verde! Contem as coisas como elas são” procurando evitar que os consumidores gastem o seu dinheiro em escolhas branqueadas de falsas alegações, potenciando o seu conhecimento sobre as escolhas verdadeiramente sustentáveis.

Esteja atento às nossas redes sociais e aos episódios no DECOPODe   sobre o “greenwashing”. Queremos ajudá-lo a separar o trigo do joio!

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