Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Santuário da Senhora da Assunção já tem um órgão de tubos. Concerto inaugural é no próximo domingo

Domingo, a partir das 09h30, os peregrinos de toda a Diocese são convidados a subir à montanha e a participar nas celebrações festivas que começa com o terço (10h00) e eucaristia solene (11h00) presidida pelo bispo da Diocese, D. José Cordeiro. Segue-se a bênção do órgão.

336

Publicidade

O Santuário da Senhora da Assunção, em Vilas Boas, concelho de Vila Flor, passa a contar, a partir do próximo domingo, com um órgão de tubos. Veio da Alemanha e será benzido por D. José Cordeiro.

Construído em 1964 pelo organeiro alemão Walker para a Igreja Evangélica de Paul – Gerhardt, em Wellesweiler – Neunkirchen (Alemanha), o órgão de tubos é composto por 2 manuais e uma pedaleira com 24 registos e 1786 tubos. A 4 de Setembro de 2020 foi oficializada a compra do órgão à Comunidade Evangélica de Neunkirchen com a assinatura do respetivo contrato, entre a Igreja alemã e o Santuário Diocesano da Senhora da Assunção.

A 26 de Setembro o órgão chegou ao Santuário. Instalado pela firma JMS Organaria de Santo Tirso entre outubro de 2020 e janeiro de 2021, a afinação e harmonização coube ao organeiro espanhol Óscar Laguna, natural de Burgos.

Segundoo Pe. Delfim Gomes, reitor do Santuário, esta aquisição encaixa-se nos propósitos dos santuários católicos que apostam na “valorização cultural e artística”, de acordo com a “via pulchritudinis” – caminho da beleza –, enquanto modalidade peculiar da evangelização da Igreja.

«Também este Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Assunção – espaço sagrado – envereda por este caminho da Nova Evangelização procurando oferecer aos peregrinos este contacto com a arte, a música, o silêncio, a paisagem, de modo a encontrar a beleza e suscitar a admiração. É um caminho que leva à procura de Deus e ao encontro com Cristo, Beleza oferecida por Deus aos homens», refere o sacerdote.

Eucaristia e Concerto inaugural

Domingo, a partir das 09h30, os peregrinos de toda a Diocese são convidados a subir à montanha e a participar nas celebrações festivas que começa com o terço (10h00) e eucaristia solene (11h00) presidida pelo bispo da Diocese, D. José Cordeiro. Segue-se a bênção do órgão.

À tarde, pelas 15h00, terá lugar o concerto inaugural com a soprano Rosana Orsini e o organista Marco Brescia.

Município e benfeitores apoiaram aquisição

A compra do órgão, desmontagem, transporte, instalação, afinação e harmonização teve um custo total de €70.327,50. «As despesas foram integralmente suportadas pelo Município de Vila Flor em trinta mil euros e por dois benfeitores vinte mil euros cada um, a quem agradecemos penhoradamente», salienta o Pe. Delfim Gomes.

Rosana Orsini , soprano
Rosana Orsini é brasileira e, pelo nome de família, de origem italiana. Estudou canto na Universidade de Minas Gerais no Brasil. Continuou depois os seus estudos em Nova York e Londres. Já cantou em várias óperas. Apaixonada pela música antiga, especializou-se na interpretação da música barroca. Atuou como solista à frente de diversas orquestras em vários países do mundo. Fez também um doutoramento em História e Musicologia Histórica pela Universidade de Paris IV – Sorbonne e a Universidade Nova de Lisboa. Gravou um disco com Marco Brescia.

Marco Brescia , organista
Marco Brescia é italiano de origem brasileira. A sua mãe, Denise Orsini, iniciou-o no estudo do piano. Prosseguiu os estudos musicais noutras escolas do Brasil e com outros mestres, chegando a obter o prémio de melhor pianista acompanhador no VIII Concurso Nacional de Cordas, no Brasil. Graças a uma bolsa de estudos concedida pelo Governo Espanhol, saltou para a Europa e começou a interessar-se pelos instrumentos antigos de tecla, órgão, cravo, e clavicórdio. Muitas vezes é convidado para interpretar estes instrumentos em prestigiados eventos a nível internacional. Fez também um Doutoramento em Musicologia Histórica pela Universidade Sorbonne/Nova de Lisboa. Desde 2019, tem atuado como membro do Júri do Concurso Nacional de Órgão “Francisco Salinas”, de Burgos, Espanha.

Publicidade

Fonte desta notícia: Nota de Imprensa Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade