Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Restaurantes de Carrazeda de Ansiães recebem a segunda edição do Festival Gastronómico do Cabrito

Nos dias 14, 15 e 16 de abril a Câmara de Carrazeda de Ansiães comparticipa o consumo de cabrito nos restaurantes locais aderentes ao Festival, a dose individual fica apenas a 7,5 € para o consumidor.

1.251
cartazA3_FDSG'22-03

A iniciativa foi lançada em 2021, em pleno confinamento devido à doença COVID-19. Como forma de apoiar a restauração local, fortemente fustigada pelo contexto pandémico, e de estimular a comunidade a consumir produtos locais, a autarquia desafiou os restaurantes a confecionarem cabrito assado no forno, que os consumidores pudessem “levar para casa”, assumindo a Câmara quase na totalidade os custos da refeição.

Face ao sucesso da iniciativa, este ano, já com liberdade de circulação e praticamente sem restrições de acesso aos restaurantes, o município entendeu manter o Festival. “As dificuldades ainda não foram superadas e, entretanto, os custos de produção aumentaram, reflexo do aumento acentuado dos custos de energia e de combustíveis, que se traduzem num aumento geral dos preços das matérias-primas, a situação está complicada para os empresários e para a comunidade em geral e este gesto, não resolve, mas pode eventualmente aliviar”, argumenta o presidente da Câmara João Gonçalves.

Em 2021 foram 11 os restaurantes aderentes, juntos confecionaram 500 doses de cabrito assado. Este ano são 14 os restaurantes participantes, com capacidade para preparar 800 doses deste prato tão característico do período da Páscoa.

Esta II Edição do Festival do Cabrito também se integra nos Fins de Semana Gastronómicos promovidos pelo Turismo Porto e Norte.

O consumidor que queira beneficiar da iniciativa da autarquia tem de efetuar uma inscrição online, até ao dia 06 de abril (ou antes, caso as 800 doses sejam atingidas) no link disponibilizado nas redes sociais do município.

Quem não disponha de meios tecnológicos para efetuar a inscrição pode ainda recorrer ao número de telefone 278 098 507, de segunda a sexta das 9h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h00, onde terá o apoio dos serviços municipais para efetuar a inscrição.

Após a realização da inscrição on-line o aderente irá receber um email ou SMS do Município de Carrazeda de Ansiães, com um voucher promocional que vai servir para usar numa refeição à sua escolha: jantar de quinta-feira, almoço e jantar de sexta-feira e sábado.

Na ficha de inscrição é obrigatória a colocação do NIF, ficando limitada a reserva de uma dose por pessoa, confirmada através do Número de Identificação Fiscal.

O Cabrito Assado é dos pratos mais apreciados nesta região, muito associado ao período da Páscoa, uma das razões que levou a o município a manter esta iniciativa gastronómica que, em simultâneo, anima o setor da restauração e a comunidade em geral.

Nas mesmas datas, 14, 15 e 16 de abril, também acontece em Carrazeda de Ansiães a Feira do Folar e Produtos da Terra. Um produto que faz parte da mesa de todas as famílias por altura da Páscoa, e que pode ser adquirido neste pequeno certame.

Publicidade

Fonte desta notícia: Município de Carrazeda de Ansiães

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade