Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica lança “Menu Meseta Ibérica”

Este projeto inspira-se no conceito KM0, que parte da filosofia do Slow Food, que celebra o alimento de qualidade e o prazer na alimentação. A região procura desenvolver uma gastronomia de qualidade, saudável e saborosa, usando a herança gastronómica do território e valorizando os seus produtos e tradições.

148

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Publicidade

O projeto de Slow Food “Menu Meseta Ibérica – o nosso Menu Km Zero!”, criado pela Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica, está em fase de lançamento junto dos estabelecimentos do setor da restauração do território. Em breve, serão efetuadas as primeiras adesões a este Menu KM0.

Este projeto inspira-se no conceito KM0, que parte da filosofia do Slow Food, que celebra o alimento de qualidade e o prazer na alimentação. A região procura desenvolver uma gastronomia de qualidade, saudável e saborosa, usando a herança gastronómica do território e valorizando os seus produtos e tradições.

É assim lançado o desafio aos estabelecimentos do setor da restauração da região para criarem o seu próprio “Menu Meseta Ibérica”, menu constituído na sua maioria por alimentos de produção local e que respeita a sazonalidade dos produtos.

A adesão é gratuita e efetuada através do preenchimento de um formulário próprio na plataforma produtos-mesetaiberica.com. Ao aderir a este projeto, a Reserva da Biosfera oferece e promove um conjunto de benefícios ao
setor e à região: garante a utilização de produtos de qualidade reconhecida na região e que os diferencia de outras regiões e de outros tipos de produtos mais industrializados e globais; promove a diminuição da pegada ecológica associada ao transporte de produtos; cria progressivamente uma cadeia alimentar de base local; traz mais-valias económicas para os restaurantes aderentes pois os consumidores estão cada vez mais atentos e procuram produtos de qualidade; para além de fornecer apoio na divulgação do conceito.

A Reserva é já responsável pela criação de uma marca comunitária coletiva, “Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica”, que identifica os produtos e os serviços do território. Uma marca única que dá ao consumidor garantia de qualidade e que acrescenta valor aos produtos locais. Esta marca já foi apresentada à comunidade, em sessões de proximidade, com os agentes produtivos, conseguindo assim um maior envolvimento no projeto. Recordamos que a Meseta Ibérica é a 15ª Reserva da Biosfera Transfronteiriça no mundo sendo a maior da Europa.

Composta por 5 parques naturais e por inúmeras áreas protegidas, abrange o Nordeste Transmontano, Zamora e Salamanca. Distinguida com este selo de qualidade pela UNESCO desde 2015, prossegue, com o projeto “Menu Meseta Ibérica – O nosso Menu Km Zero!”, o seu objetivo na proteção, valorização e promoção do património cultural e natural do seu território.

Publicidade

Fonte desta notícia: Nota de Imprensa Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade