Informativo Digital do Nordeste Transmontano

Regressa a atividade do Teatro de Vila Real com programação ao ar livre

Cultura ao ar livre em Vila Real. Todos os espectáculos serão apresentados tendo em consideração o normativo da DGS com vista à contenção da Covid-19. Estarão por isso asseguradas as normas de segurança definidas pelas autoridades para o regresso das atividades culturais.

0 1.077

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

thumbnail_O Verão do Nosso Desconfinamento

Publicidade

O Teatro de Vila Real regressa com o seu programa cultural a partir do próximo dia 9 de julho. Um novo projeto que engloba teatro, cinema e música vai animar a Praça Cénica do Teatro, num conjunto de iniciativas culturais apresentadas ao ar livre.

Segundo fonte do Teatro de Vila Real “ este projeto procura assegurar em Vila Real, nesta primeira fase de desconfinamento, a continuidade de uma vida cultural rica e estimulante, mantendo activa entre o Teatro Municipal e a comunidade uma ligação fértil que possa ser também um contributo para a retoma da confiança da população”.

O projeto tem em conta “a importância permanente da cultura, não só para a sensibilidade artística e uma cidadania esclarecida, mobilizadora e empática, mas também para a economia, o comércio local e a atractividade do território.” Esta nova iniciativa de programação cultural do Teatro de Vila Real pretende contribuir para “estimular o turismo interno e possibilitar um programa na cidade que, à sua escala, possa ter algum efeito magnético e mediático e se constitua num elemento diferenciador na escolha de destinos turísticos”.

Birds Are Indie. Foto: Teatro de Vila Real

Refere o Teatro de Vila Real que todos os espetáculos serão apresentados tendo em consideração o normativo da DGS com vista à contenção da Covid-19. Estarão por isso asseguradas as normas de segurança definidas pelas autoridades para o regresso das atividades culturais.

O programa procura ter uma forte participação de artistas locais, não só para dar continuidade a um trabalho anterior do Teatro no apoio e divulgação dos projetos de maior qualidade desenvolvidos em Vila Real, como também para, por esta via, proporcionar um apoio económico a concidadãos que viram a sua actividade performativa suspensa”, informou a instituição cultural.

No total serão apresentados 14 espetáculos que abrangerão uma diversidade de géneros e abordagens artísticas. “Estão previstas quatro sessões de cinema clássico e contemporâneo (sendo uma das sessões musicada ao vivo), dois recitais de poesia, um monólogo de teatro e oito pequenos concertos de artistas locais e nacionais. A lotação do recinto varia entre cerca de 40 espectadores (em cinema) e 75 espectadores (nos concertos e recitais), com lugares sentados em cadeiras de plástico, desinfectadas entre sessões e assegurando a distância entre lugares”.

Estará disponível sinalética com as regras e as recomendações da DGS, bem como dispensadores de álcool-gel. O uso de máscara será fortemente recomendado. O programa desenvolve-se entre 9 de Julho e 8 de Agosto, a partir das 22 horas, com entrada  gratuita.

O nome do projeto, “O Verão do Nosso Desconfinamento“, é inspirado no título do romance “O Inverno do nosso descontentamento“, de John Steinbeck, que por sua vez se inspirou nas primeiras linhas da peça “Ricardo III», de W. Shakespeare: «O Inverno do nosso descontentamento / Que este filho de York torna Verão glorioso / Um sol que as nuvens ensombrando a nossa casa / Vem dispersar, enterrando-as no oceano.”

Publicidade

Fonte desta notícia: Nota de Imprensa Teatro de Vila Real
Comentários
carregar...

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade