Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Quinta do Portal recebe concurso que distingue melhores azeites do mundo

International Olive Oil Competitition em Portugal de 23 a 24 de agosto. Marca duriense venceu edição passada

1.547

Publicidade

A Quinta do Portal recebe a Brazil International Olive Oil Competitition (BRAZIL iOOC), um dos maiores eventos mundiais de azeite, que, nas instalações do conhecido produtor português, em Sabrosa, terá em competição cerca de 100 produtos, de dez diferentes países. A III edição da iniciativa decorre nos dias 23 e 24 de agosto, e avaliará amostras de azeites de Portugal, Argentina, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos da América, Itália, Tunísia, Turquia e Uruguai.

A Quinta do Portal já foi distinguida por duas vezes na iniciativa. O Azeite Virgem Extra Premium foi o vencedor da edição de 2019, realizada em São Paulo, e recebeu em 2020 também o prémio de «Best Design», pela sua rotulagem e packaging, altura em que conseguiu guindar-se ao Top10 do BRAZIL iOOC, que o considerou o melhor português em concurso.

Já este ano, o Quinta do Portal Azeite Virgem Extra Premium trouxe de Itália, do EVO iOOC, uma medalha de ouro, solidificando assim a qualidade e o prestígio dos azeites portugueses, particularmente os que saem dos três olivais (em bordadura e em sistema contínuo) deste produtor do Douro.

Desde 2017 que a Quinta do Portal fez uma aposta séria na produção e comercialização de azeites. Há muitos anos que a empresa produz azeite para consumo nos seus espaços de restauração, mas nos últimos anos fez duas novas plantações de olival, uma em bordadura, na Quinta do Confradeiro, e outra em sistema contínuo. Estas novas unidades juntaram-se, assim, a um outro olival que já estava em produção e que permitem que a empresa tenha produção suficiente para responder à demanda sobretudo de marcados externos.

A BRAZIL iOOC procura a excelência dos bons azeites, com grande harmonia de aromas e paladar, para orientar os consumidores de diferentes mercados sobre a cultura do produto, conhecimento, qualidade e sabor. O evento decorre simultaneamente no restaurante Kinoshita (8 estrelas Michelin), em São Paulo, devido ao contexto pandémico no Brasil. A avaliar as amostras a concurso estarão 18 dos maiores especialistas em azeite virgem extra do mundo.

Em Portugal, na Quinta do Portal, as provas caberão a José Ventura, José Baptista, Henrique Herculano, Ikran Ben Cheick, Lisete Osório e Paulo Morgado. Na variante brasileira da competição estarão igualmente algumas das maiores autoridades no domínio. Ana Beloto, Edna Bertoncini, Isabel Kasper, Juliano Garavaglia, Paulo Freitas, Pérola Polillo e Ricardo Furtado estão já confirmados. Um terço do júri é, no global, composto por especialistas femininas.

Portugal é um dos grandes produtores mundiais de azeite. Em 2020, pela primeira vez, as exportações nacionais ultrapassaram as 200 mil toneladas, segundo a Casa do Azeite. Quanto ao consumo interno, o crescimento foi de 10,5 por cento.

Sobre a Quinta do Portal:
A Quinta do Portal é uma empresa que se dedica desde 1990 à produção de vinhos generosos e de mesa de elevada qualidade. Situada em Sabrosa, porta de entrada para a majestosa paisagem do Alto Douro Vinhateiro, Património Mundial da Humanidade, a Quinta do Portal desenvolveu uma política de internacionalização com participação regular nos maiores certames da especialidade, onde a qualidade dos seus vinhos e adega têm sido premiadas.

Publicidade

Fonte desta notícia: Quinta do Portal

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade