Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Qual o mais frio: o Polo Norte ou o Polo Sul?

Há vários fatores que contribuem para que isto aconteça. O primeiro é a grande diferença de altitude. O Polo Norte assenta no gelo que existe à superfície do Ártico, enquanto o Polo Sul se situa a 2800 metros de altitude (acima do nível do mar), sobre os lençóis de gelo do continente Antártico.

745
Ivone Fachada

Diretora Executiva do Centro Ciência Viva de Bragança.…

Mais deste autor(a)
cultura_ciencia_tecnologia

Naturalmente, a maioria de nós poderá pensar que ambos os Polos registam temperaturas similares, mas os factos confirmam que o Polo Sul é muito mais frio que o Polo Norte. Em valores médios, o Polo Sul regista, no inverno, temperaturas de 60 graus Celcius negativos e o Polo Norte 30 graus Celcius negativos.

Há vários fatores que contribuem para que isto aconteça. O primeiro é a grande diferença de altitude. O Polo Norte assenta no gelo que existe à superfície do Ártico, enquanto o Polo Sul se situa a 2800 metros de altitude (acima do nível do mar), sobre os lençóis de gelo do continente Antártico. Por cada quilómetro de altura, há, na Antártida, uma variação de cerca de 6 graus Celcius negativos. A altitude, por si só, explica mais de metade da diferença! E os restantes graus de diferença que estão ainda por esclarecer? Acontecem devido às diferenças na atmosfera.

No Polo Sul a atmosfera é mais fina. Como tem muito menos nuvens, maior percentagem de radiação solar é refletida na neve e no gelo e o calor é perdido. Ao contrário do Polo Norte, onde as nuvens retêm algum calor, o que contribui para uma temperatura superior.

Há ainda outro fator que pesa nas diferenças de temperatura entre o Polo Sul e o Polo Norte que é o facto de o primeiro estar sobre uma massa terrestre, sob uma profunda camada de gelo, enquanto o segundo se situa sobre uma camada de gelo relativa fina, sobre um oceano. O oceano Ártico atua como um regulador ou suavizador das temperaturas que, assim, nunca são tão extremas.

Publicidade

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade