Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Praias da Ribeira e da Fraga da Pegada distinguidas com Qualidade de Ouro 2021

Segundo os critérios definidos em 2021, para receber a classificação de “Praia com Qualidade de Ouro” as candidatas tinham de cumprir vários requisitos, entre os quais a qualidade da água “excelente” nas últimas cinco épocas balneares (de 2016 a 2020).

515

Publicidade

A qualidade das praias da Albufeira do Azibo volta a estar em destaque, desta feita com as praias da Ribeira e a da Fraga da Pegada a serem distinguidas pela associação ambientalista Quercus com o Galardão Qualidade de Ouro 2021. “É a prova de que a Albufeira do Azibo é uma excelente opção para quem pretender passar umas férias em ambiente de praia, com segurança e a certeza de que estão num destino de excelência”, salienta o presidente da autarquia de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues.

O autarca macedense explica que esta distinção “tem em conta o desempenho das praias em anos anteriores, nomeadamente o trabalho feito no sentido de garantir a qualidade superior da água das duas praias”. “Significa que há aqui um trabalho de continuidade na preservação da Albufeira do Azibo, da sua água e das praias integradas nesta paisagem idílica”, acrescenta.

A praia da Fraga da Pegada e a praia da Ribeira têm vindo a ser sucessivamente distinguidas ao longo dos anos, ostentando com orgulho a Bandeira Azul há 18 e 12 anos, respetivamente, atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa. A própria Albufeira do Azibo tem merecido a confiança dos portugueses, sendo eleita, pelo terceiro ano consecutivo, com o com prémio “Cinco Estrelas Regiões”.

Benjamim Rodrigues assume que “é um orgulho ver reconhecido o trabalho desenvolvido pelos serviços municipais e pelo Geopark Terras de Cavaleiros e estamos certos de que os portugueses, mais uma vez, vão incluir as praias do Azibo entre as preferências para as férias deste ano”. À semelhança de 2020, a praia da Fraga da Pegada vai contar com uma lotação de 1700 pessoas em simultâneo, enquanto a da Ribeira estará limitada a 1600 pessoas.

O autarca macedense acredita que na época balnear de 2021, com início a 12 de junho e término a 12 de setembro, “será possível voltar a atingir os 350 mil visitantes ao longo dos três meses”. “Mesmo com a limitação em termos de lotação, estamos convictos que muitos portugueses ainda vão continuar a optar por fazer férias em Portugal e, por isso, mesmo durante a semana será possível ter valores muito próximos da lotação máxima, como, aliás, se verificou em 2020 em várias ocasiões”, frisa.

Estamos a preparar um conjunto de iniciativas para dinamizar as duas praias e proporcionar momentos ainda mais animados”, conclui Benjamim Rodrigues.

Segundo os critérios definidos em 2021, para receber a classificação de “Praia com Qualidade de Ouro” as candidatas tinham de cumprir vários requisitos, entre os quais a qualidade da água “excelente” nas últimas cinco épocas balneares (de 2016 a 2020). Além disso, todas as análises realizadas na última época balnear (2020), no caso das praias de Interior, deverão ter apresentado resultados com valores inferiores a 200ufc/100ml para os Enterococos intestinais e inferiores a 500ufc/100ml para a Escherichia coli. Na última época balnear, não pode ainda ter ocorrido qualquer tipo de aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.

Publicidade

Fonte desta notícia: Nota de Imprensa Município de Macedo de Cavaleiros

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade