Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

“Património Singular: As pinturas murais transfronteiriças” na Igreja Matriz de Alfândega da Fé

A exposição é promovida pela Unidade Pastoral S. Bartolomeu dos Mártires em estreita colaboração com a Divisão de Cultura do Município de Alfândega da Fé.

1.243

Publicidade

Gerado por computador

A exposição “Património Singular: As pinturas murais transfronteiriças” está patente na igreja matriz de Alfândega da Fé, na Diocese de Bragança-Miranda, até ao próximo dia 30 de setembro.

A iniciativa nasceu de uma das linhas de trabalho que integram o projeto PATCOM (Património Cultural Comum), desenvolvido pela parceria entre a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) e a Junta de Castilla. Essa linha designada “Pinturas Murais da Idade Moderna” permitiu identificar e analisar pinturas murais da primeira metade do século XVI, com características comuns, entre as províncias de Salamanca e Zamora (Espanha) e os concelhos de Alfândega da Fé, Miranda do Douro, Mogadouro e Torre de Moncorvo (Portugal), e respetivas Dioceses de Salamanca, Zamora e Bragança-Miranda.

Estas características comuns mostram que os elementos históricos, culturais, sociais e económicos eram partilhados entre os territórios fronteiriços de Espanha e Portugal.

A exposição é promovida pela Unidade Pastoral S. Bartolomeu dos Mártires em estreita colaboração com a Divisão de Cultura do Município de Alfândega da Fé.

Publicidade

Fonte desta notícia: Diocese Bragança-Miranda

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade