Informativo Digital

“Ode Marítima”: peça baseada no poema de Álvaro de Campos estreia online

A partir de dia 30 de outubro, o espetáculo da Companhia João Garcia Miguel já pode ser visto gratuitamente no Youtube. A apresentação online integra o evento “Festa dos Anos de Álvaro de Campos”, em homenagem ao poeta.

225

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Publicidade

A peça da Companhia João Garcia Miguel “Ode Marítima”, inspirada no poema de Álvaro de Campos, tem estreia online marcada para a próxima sexta-feira, dia 30 de outubro, às 21h30. Interpretado pelo também encenador do espetáculo João Garcia Miguel, o monólogo, que chega agora a casa de todos os portugueses, conta ainda com a criação e interpretação musical ao vivo do grupo de acordeonistas portugueses Danças Ocultas.

Ao apresentar uma multiplicidade de perspetivas sobre a sociedade, aspeto que caracteriza a escrita de Fernando Pessoa, o espetáculo faz um retorno à infância do próprio poeta, com o intuito de debater temas como a confusão da cidade, a solidão e a fantasia. A interpretação, que recorre à ironia do início ao fim e se afasta de uma leitura naturalista do poema, compõe-se ainda com o som, luz cénica e figurinos do ator e músicos, que remetem o espectador para as principais temáticas da peça.

“Depois da boa aceitação que “Ode Marítima” teve nas sessões de estreia do Teatro Aveirense, no mês passado, sentimos que, face à situação vivida atualmente, este era o momento ideal para a levarmos até o máximo de pessoas possíveis, sem que estas tenham de sair de casa. Desta forma, todos os amantes de teatro poderão agora ter um momento de comunhão com a arte, ao contactarem ainda com um dos textos incontornáveis da literatura portuguesa”, refere João Garcia Miguel, encenador do espetáculo e diretor da Companhia.

A apresentação online de “Ode Marítima” vem ainda integrar o projeto “Festa dos Anos de Álvaro de Campos”, que reúne criações artísticas de todo o mundo em homenagem ao heterónimo de Fernando Pessoa. Após a estreia no Youtube, a peça ficará disponível no canal da Companhia João Garcia Miguel, que conta já com 41 outros espetáculos completos .

Sobre a Companhia João Garcia Miguel
A Companhia João Garcia Miguel, fundada em 2002, é uma companhia de criação artística contemporânea que pesquisa o desenvolvimento artístico e criativo em artes performativas, exploradas no teatro, e cujo diretor artístico é o encenador com décadas de carreira João Garcia Miguel. Tem como eixo principal da sua atividade artística a ligação entre a Liberdade e o Teatro, tendo como objetivo central provocar uma mudança e diferença social no mundo atual. A companhia conta com inúmeras criações distinguidas e premiadas, tais como a peça Yerma, em 2014, premiada com o Prémio SPA para o Melhor Espetáculo de Teatro e, em 2008, João Garcia Miguel recebeu também o Prémio FAD Sebastià Gasch, em Espanha.

Publicidade

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade