Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Oceanos marcam Universidade Internacional de Verão da UTAD

Com mais de três dezenas de palestrantes oriundos de 17 países, a 6ª edição da Universidade Internacional de Verão em Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentado e Estilos de Vida Saudáveis vai contar com 180 participantes, de 47 nacionalidades.

465

Publicidade

“Oceanos, pessoas e cooperação para o desenvolvimento sustentável” é o mote para a edição deste ano da Universidade Internacional de Verão da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Promovida pela Cátedra UNESCO em ‘Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentado e Estilos de Vida Saudáveis’, esta Universidade Internacional de Verão arranca a 13 de julho, em ambiente online e com participantes dos cinco continentes.

Com mais de três dezenas de palestrantes oriundos de 17 países, a 6ª edição da Universidade Internacional de Verão em Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentado e Estilos de Vida Saudáveis vai contar com 180 participantes, de 47 nacionalidades.

“Além de celebrarmos o 30º aniversário do Programa UNITWIN/UNESCO, esta Universidade de Verão é um contributo para a Década das Nações Unidas das Ciências Oceânicas para o Desenvolvimento Sustentável, sendo já um grande êxito pelo elevado número de oradores e participantes”, refere Artur Sá, coordenador da Cátedra UNESCO na UTAD.

Até 15 de julho, a Universidade Internacional de Verão em Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentado e Estilos de Vida Saudáveis vai proporcionar, de forma gratuita, 14 horas de formação avançada sobre as dinâmicas dos geoparques costeiros e insulares. Desde os Açores ao Japão, passando pelas zonas costeiras do Brasil até à Indonésia, os diversos oradores vão trazer uma visão global tão necessária como urgente.

“A Universidade Internacional de Verão em Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentado e Estilos de Vida Saudáveis é uma iniciativa de capacitação de alcance global que, no seguimento da ‘Declaração de Lisboa’, aprovada como corolário da Conferência dos Oceanos, vem mostrar a importância dos Geoparques Mundiais da UNESCO costeiros e insulares para a educação e investigação das problemáticas associadas às alterações climáticas e a necessidade de se educar e capacitar para a resiliência e o desenvolvimento sustentável nestes territórios”, conclui o professor da UTAD.

Desde a sua primeira edição em 2017, a Universidade Internacional de Verão em Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentado e Estilos de Vida Saudáveis já registou mais de 600 participantes, representando mais de 80 nacionalidades. Para esta 6ª edição, as inscrições são gratuitas e estão abertas até amanhã.

Cátedra UNESCO em “Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentado e Estilos de Vida Saudáveis”
Foi na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro que nasceu a primeira Cátedra UNESCO dedicada aos geoparques, ao desenvolvimento regional sustentado e estilos de vida saudáveis. Desde 2016, esta Cátedra oferece oportunidades de formação avançada a alunos de mestrado e doutoramento em temáticas como Geoparques, Património Geológico e Geoconservação, Geoturismo, Educação para o Desenvolvimento Sustentável, Desenvolvimento Local, Dinâmica Económica e Coesão Socioterritorial e Estilos de Vida Saudáveis.

Coordenada por Artur Sá, esta Cátedra conta com a colaboração de uma equipa multidisciplinar dos centros de investigação de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB), de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD) e de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD). Artur Sá é, desde meados de dezembro de 2021, membro do Conselho Executivo da Global Geoparks Network (GGN), entidade que supervisiona os territórios chancelados como ‘Geoparques Mundiais da UNESCO’.

Programa de Cátedras UNITWIN/UNESCO
Criado em 1992, o Programa de Cátedras UNITWIN/UNESCO envolve mais de 850 instituições em 117 países, com o objetivo de reforçar a cooperação interuniversitária, promover a transferência de conhecimento e o trabalho em rede entre universidades.

Publicidade

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade