Informativo Digital do Nordeste Transmontano

Novo Banco Cultura cede cinco obras ao Museu de Mirandela

Novo Banco Cultura cede cinco obras dos pintores Nikias Skapinakis, Luís Noronha da Costa e Maria de Lurdes Ribeiro ao Museu de Mirandela. Projeto envolve já 31 museus e 69 obras em exposição permanente em todo o país. Na Região Norte já são 6 museus.

0 402

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

O Novo Banco vai assinar mais um protocolo no âmbito do seu projeto Novo Banco Cultura, com a Câmara Municipal de Mirandela, no dia 14 de julho, para a cedência de cinco obras dos pintores Nikias Skapinakis, Luís Noronha da Costa e Maria de Lurdes Ribeiro (Maluda), ao Museu Municipal Armindo Teixeira Lopes, em Mirandela. Esta incorporação vai ao encontro do desejo do museu de consolidar o núcleo de pintura portuguesa do século XX.

“Paysage de la Vallée des Rois VII” e “Paysage de la Vallée des Rois XVII”, de Nikias Skapinakis, um dos mais singulares pintores contemporâneos portugueses, “Vulto na praia” e “Velas”, de Noronha da Costa, e a pintura “Lisboa XXXII – Rua do Ouro”, de Maluda, ficarão a partir de agora expostas ao público, no Museu que não tinha ainda nenhuma obra destes pintores.

Com este protocolo, são já seis os museus da região norte a contar com obras da coleção do Novo Banco, Guimarães, Chaves, Lamego, Braga, Viana do Castelo e agora Mirandela.

Desde janeiro de 2018, são já 69 as obras de grande relevo artístico colocadas em exposição permanente em 31 museus e espaços de fruição pública de várias regiões do país. Este projeto, que tem origem no contrato entre o Novo Banco e o Estado Português, através do Ministério da Cultura, para divulgação e partilha do património cultural e artístico do Banco, está presente em museus de Castelo Branco, Guarda, Guimarães, Setúbal, Caldas da Rainha, Figueiró dos Vinhos, Lisboa, Viseu, Torres Novas, Óbidos, Madeira, Açores (Ponta Delgada e Angra do Heroísmo), Faro, Beja, Évora, Portalegre, Crato, Chaves, Vila Franca de Xira, Aveiro, Lamego, Braga, Leiria, Ourique, Lousã, Viana do Castelo e Mirandela.

Publicidade

Fonte desta notícia: Nota de imprensa Novo Banco
Comentários
carregar...

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade