Norte é a região portuguesa com maior evolução ao nível da competitividade
A região registou ainda uma das melhores evoluções na União Europeia, os dados são do EU Regional Competitiveness Index (RCI) 2.0 de 2022.
Publicidade
Segundo dados do EU Regional Competitiveness Index (RCI) 2.0 de 2022, o NORTE é a região nacional que registou maior evolução no índice de competitividade.
O Presidente da CCDR-NORTE, António Cunha, que participou esta segunda-feira, em Bruxelas, no Comité das Regiões, no evento de lançamento do RCI 2.0 2022, considera que “a aposta do NORTE na inovação tem sido clara na última década” e afirma que “os resultados do RCI 2.0 de 2022 são prova disso mesmo”.
António Cunha destacou o papel da RIS3, “absolutamente decisivo, num país ainda tão centralista como Portugal, para abrir espaço a importantes decisões que podem fazer diferença a nível regional, mas também a nível da economia nacional”.
Dando “exemplos interessantes” de áreas-chave, o Presidente da CCDR-NORTE falou das energias renováveis, onde vê Portugal como um protagonista decisivo, e relembrou que “o Norte é responsável por 50% da produção de energia renovável portuguesa, com importantes unidades/plataformas de produção de hidroenergia e eólica.”
É a quinta edição que a União Europeia publica do RCI, que tem como propósito aferir a capacidade de cada região de oferecer um ambiente atrativo para empresas e habitantes viverem e trabalharem. Desde a sua primeira edição, em 2010, o RCI transformou-se num índice amplamente utilizado.
Publicidade