Informativo Digital

“Na Minha Terra Não Há Silêncio”, campanha da AECT Duero-Douro contra a violência de género no mundo rural

“Na Minha Terra Não Há Silêncio”, uma campanha de prevenção e sensibilização contra a violência de género no mundo rural, iniciou atividades nos municipios de Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro e Vinhais. Estes municipios são membros do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Duero-Douro, a entidade promotora da iniciativa no território de fronteira, em Portugal e em Espanha.

1.696

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Publicidade

O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Duero-Douro, iniciou uma Campanha para a Prevenção e Sensibilização da Violência de Género no Mundo Rural, pelos municípios portugueses membros do AECT Duero-Douro e aderentes à iniciativa.

O objetivo do projeto “Na Minha Terra Não Há Silêncio” é promover a prevenção e sensibilização contra a violência de género nos municípios do território Duero-Douro, através da participação de cidadãos e diferentes públicos do mundo rural, em parceria com as entidades locais.

As atividades pretendem que os participantes adquiram valores e atitudes sobre igualdade, respeito e dignidade, além de refletir sobre os mitos e preconceitos em torno dos papéis de género. As ações a desenvolver, incluirão nesta fase inicial, a divulgação do projeto através da presença e imagem do Autocarro da Igualdade no território, alertando para a temática e promovendo a sensibilização sobre diversos conceitos no âmbito da igualdade de oportunidades e género, machismo, sexismo, entre outros.

Numa fase posterior, serão desenvolvidas ações para promover atitudes e comportamentos iguais e identificar mensagens sexistas por meio de brincadeiras, trabalho em grupo e interação com crianças e jovens. Quanto ao público adulto, promoção de debates analíticos, em torno de mitos, papéis de género, amor romântico e igualdade no casal.

Esta campanha é destinada a diversos públicos: infantil, juvenil e população em geral, sempre com o acompanhamento das entidades, técnicos e educadores locais.

As atividades serão desenvolvidas em cada um dos municípios aderentes, onde circulará o Autocarro da Igualdade, complementando-se cada ação com a entrega de material promocional e preparando um mapa colaborativo do território Duero-Douro através da compilação das diversas atividades desenvolvidas para a promoção da igualdade.

Todas as atividades serão realizadas em estrito cumprimento das recomendações da Direção Geral de Saúde na luta contra a pandemia e Covid-19 e defesa da Saúde Pública.

Em Espanha, a Campanha “En mi pueblo no hay Silencio”, percorreu mais de 40 localidades das provincias de Zamora e Salamanca, revelando-se uma campanha de enorme sucesso.

Publicidade

Fonte desta notícia: Nota de Imprensa Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Duero-Douro |Célia Quintas

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade