Informativo Digital do Nordeste Transmontano

Museu da Terra de Miranda vai ser ampliado

edifício agora adquirido será integrado na ampliação do espaço museológico do Museu da Terra de Miranda, cujo projeto irá entretanto iniciar-se.

0 221

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

A Direção Regional de Cultura do Norte formalizou hoje, através da Assinatura da Escritura Pública de Compra e Venda, a aquisição de um prédio urbano anexo ao Museu da Terra de Miranda, sito na Rua Mouzinho de Albuquerque nº 3, em Miranda do Douro.

O custo da aquisição do imóvel – 82 mil euros – é suportado, em partes iguais, pela Direção Regional de Cultura do Norte e pela Câmara Municipal de Miranda do Douro.

O edifício agora adquirido será integrado na ampliação do espaço museológico do Museu da Terra de Miranda, cujo projeto irá entretanto iniciar-se.

Fundado em 1982, e sob gestão da Direção Regional de Cultura do Norte, o Museu da Terra de Miranda evoca o tempo longo do planalto mirandês. A visita permite descobrir traços caraterísticos da vida social e cultural de uma região cuja forte identidade, manifesta na presença da língua mirandesa (segunda língua oficial da República Portuguesa desde 1998) e ancorada na agricultura, na pecuária e no comércio de fronteira, passa hoje por evoluções profundas e rápidas.

O Museu está situado no centro histórico, e encontra-se instalado na antiga “Domus Municipalis” da cidade, edifício setecentista datado do séc. XVII.

O edifício museológico, que se estende ao longo da Rua Mouzinho de Albuquerque, deixa transparecer, através da sua estrutura, memórias que nos transportam para a prática e história do seu funcionamento, onde se desempenharam, igualmente, funções de Cadeia Municipal até ao ano de 1790.

Publicidade

Fonte desta notícia: Nota de Imprensa DRCN
Comentários
carregar...

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia AceitoPolítica de Privacidade