Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Jorge da Costa é o novo Diretor do Museu Abade de Baçal

A sessão de tomada de posse do novo diretor do museu de Bragança terá entrada livre e irá decorrer com a presença de Laura Castro, Diretora Regional de Cultura do Norte, instituição a quem a instituição museológica de Trás-os-Montes está afeta.

689

Publicidade

Jorge da Costa é o novo Diretor do Museu do Abade de Baçal e da Domus Municipalis e toma posse no dia 2 de novembro.

A sessão de tomada de posse do novo diretor do museu de Bragança terá entrada livre e irá decorrer com a presença de Laura Castro, Diretora Regional de Cultura do Norte, instituição a quem a instituição museológica de Trás-os-Montes está afeta.

Jorge da Costa é licenciado em Humanidades, pela Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa de Braga; Pós-Graduado em Arte Contemporânea, pela Escola das Artes da Universidade Católica do Porto; Mestre em Arte Contemporânea, pela Escola das Artes da Universidade Católica do Porto; Doutorando em Estudos do Património – Museologia, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Membro da equipa da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC) da Direção-Geral das Artes (DGARTES). Membro do Laboratório de Artes na Montanha – Graça Morais.

Foi docente do ensino secundário até 2007. Exerceu, desde 2007, como Técnico superior do Departamento Cultural da Câmara Municipal de Bragança, funções de direção artística e curadoria no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, e simultaneamente, desde 2013, no Centro de Fotografia Georges Dussaud. Entre 2007 e 2018, coordenou e programou o Museu Ibérico da Máscara e do Traje e o Centro Cultural Municipal de Bragança.

Comissariou mais de 80 exposições de artistas nacionais e estrangeiros, bem como de importantes coleções públicas e privadas, no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, no Centro de Fotografia Georges Dussaud, e em diversos museus e Bienais de Arte do país.

Tem participado, como orador, em conferências e colóquios nacionais e internacionais, sobre domínios como a história da arte, a educação, mediação e o património. Tem-se dedicado à inventariação, gestão e estudo de coleções. Tem participado como júri convidado em diversos projetos artísticos nacionais e internacionais.

É autor de inúmeros títulos publicados em livros, catálogos e publicações periódicas.

Publicidade

Fonte desta notícia: DRCN

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade