Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Município de Vimioso promove seminário de inovação social

Com o tema “Inovação Social: Estratégias para o Futuro” município de Vimioso promove seminário de inovação social, no dia 9 de dezembro. O Seminário decorre no Auditório do Pavilhão Multiusos de Vimioso, a partir das 14h30, com espaço para debate após as intervenções referidas.

258

Publicidade

A inovação social é, cada vez mais, vista como um potencial de desenvolvimento das economias locais, promovendo o emprego e o empreendedorismo, reforçando a coesão social e a cidadania, lutando contra o desemprego e a exclusão social. Foi esta a razão que levou o município de Vimioso a promover, através da 3INT – Incubadora para Inovação do Interior e Negócios Transfronteiriços, a realização de um seminário com a temática Inovação Social: Estratégias para o Futuro.

A 3 INT foi criada com o intuito de apoiar o ecossistema empreendedor do concelho de Vimioso, bem como, captar, fixar riqueza e valor para o território. Está inserida na Rede Nacional de Incubadoras e acreditada pelo IAPMEI para Startup Visa. É de referir que a 3INT integra a rede de coworks implementada pelo programa, Teletrabalho no Interior: Viva Local, Trabalho Global, da responsabilidade da Secretaria de Estado da Valorização do Interior.
Mas, para além deste serviço, o município pretende “preparar o futuro”, estimulando a reflexão e o conhecimento e, assim, garantindo a preparação atempada dos agentes locais, públicos e privados, para o melhor aproveitamento dos Fundos Comunitários.

O seminário conta com a participação de oradores em representação de entidades cruciais na implementação de estratégias de desenvolvimento nas áreas da inovação social, empreendedorismo, turismo e desenvolvimento territorial: Helena Loureiro, Portugal Inovação Social; Sandra Valdemar, diretora regional do IEFP de Bragança; Catarina Moura da Startup Portugal; Inácio Ribeiro, vice-presidente do Turismo Porto e Norte; e Rui Caseiro, da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes.

O Seminário decorre no Auditório do Pavilhão Multiusos de Vimioso, a partir das 14h30, com espaço para debate após as intervenções referidas.

Esta iniciativa antecede a abertura da Feira de Artes, Ofícios e Sabores, um evento que conta também com um espaço de exposição de serviços.

Recordamos que a responsabilidade social é uma via para a inovação, que se pode constituir como uma política social ativa de combate ao desemprego, à pobreza e à exclusão e assim contribuir para o desenvolvimento local, comunitário e territorial.

Publicidade

Fonte desta notícia: Município de Vimioso

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade