Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Município de Torre de Moncorvo comemora 146 anos do Nascimento de Campos Monteiro

O município de Torre de Moncorvo apoiou ainda reedição de nove obras do autor, nomeadamente Ares da Minha Serra, Camilo Alcoforado, Saúde e Fraternidade, as Duas Paixões de Sabino Arruda, Miss Esfinge, Contra a Maré, o Médico Peçonha, Santa Olívia - Poema Dramático e Versos Fora de Moda, que serão apresentadas durante o decorrer do ano de 2022. De salientar que a comemoração dos 146 anos do nascimento de Campos Monteiro se iniciam e terminam, com a apresentação dos livros que falam de Torre de Moncorvo.

256

A Câmara Municipal de Torre de Moncorvo assinalou os 146 anos do nascimento do escritor Campos Monteiro com a apresentação da nova edição do livro “ Ares da Minha Serra” de Campos Monteiro e a inauguração da exposição itinerante Arte Solta 11 da Associação Espaço Q/« QuadraSoltas.

O livro foi apresentado por Conceição Salgado, representante da Associação dos Alunos e Amigos do ex-Colégio Campos
Monteiro.

O Município de Torre de Moncorvo está a apoiar a reedição das obras de Campos Monteiro, Nuno Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, sobre o assunto referiu que “este já é o culminar de algumas ações como a apresentação deste escritor na FIL, como referência do Douro, depois na requalificação de todo o Largo Campos Monteiro e agora com a apresentação de algumas obras escritas por esse autor.” Salientou ainda que falta “conseguir adquirir a casa onde nasceu e recuperá-la, tirando-a do estado degradante em que hoje se encontra e à qual a Câmara não se pode opor por ser particular. Esperamos dentro em breve ter essa situação resolvida, culminado com a estratégia também do município que é conseguir dar a conhecer a obra de Campos Monteiro e também com isso fechar o arco da zona histórica de Torre de Moncorvo com mais um espaço cultural.

António Lopes, da Editora Lema de Origem, salientou que “é sobejamente conhecido que Campos Monteiro, durante o tempo que ele viveu, vendia milhares de livros, e entrou um pouco no esquecimento e, eu enquanto editor sediado aqui no concelho, a primeira coisa que tive em mente foi de olhar para os escritores e autores que já tinham falecido, no sentido de os vir a reabilitar e de os dar a conhecer, nomeadamente o Campos Monteiro.”

O município de Torre de Moncorvo apoiou ainda reedição de nove obras do autor, nomeadamente Ares da Minha Serra, Camilo Alcoforado, Saúde e Fraternidade, as Duas Paixões de Sabino Arruda, Miss Esfinge, Contra a Maré, o Médico Peçonha, Santa Olívia – Poema Dramático e Versos Fora de

Município de Torre de Moncorvo comemora 146 anos do Nascimento de Campos MonteiroDepoimento de Nuno Gonçalves
{{svg_share_icon}}
Município de Torre de Moncorvo comemora 146 anos do Nascimento de Campos MonteiroDepoimento de António Lopes
{{svg_share_icon}}
Município de Torre de Moncorvo comemora 146 anos do Nascimento de Campos MonteiroDepoimento de Fernando Barbosa
{{svg_share_icon}}

Moda, que serão apresentadas durante o decorrer do ano de 2022. De salientar que a comemoração dos 146 anos do nascimento de Campos Monteiro se iniciam e terminam, com a apresentação dos livros que falam de Torre de Moncorvo.

No dia 7 de março, teve ainda lugar a inauguração da exposição Arte Solta 11, uma iniciativa do Espaço Q – Quadras Soltas, Associação cultural sem fins lucrativos que tem como finalidade a promoção, divulgação e incremento da arte e dos artistas nas suas múltiplas vertentes.

Fernando Barbosa, Presidente da Associação Cultural Associação Espaço Q, explicou que Arte Solta é “um programa que visa divulgar o trabalho dos sócios, por isso cada sócio contribui com um trabalho, da especialidade que quiser, pode ser um trabalho de pintura, de cerâmica, de desenho, de fotografia, qualquer um de expressão plástica, de escultura temos alguns também. E essa exposição depois circula por vários sítios, neste caso adaptamos reforçando com umas peças tridimensionais.”

Publicidade

Fonte desta notícia: Município de Torre de Moncorvo

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade