Informativo Digital

Carrazeda de Ansiães abdica da aplicação de glifosato

Município de Carrazeda de Ansiães abdica da aplicação de glifosato para a manutenção das bermas das Estradas Municipais.

5.994

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

O município de Carrazeda de Ansiães iniciou esta semana os trabalhos de limpeza e manutenção das bermas das estradas municipais. Este ano pela primeira vez a autarquia abdicou da aplicação de herbicida à base de glifosato e os cerca 320 km de bermas que vão ser limpas apenas com recurso a meios mecânicos.

O glifosato é um “herbicida de largo espectro, não selectivo, o que significa que não mata apenas ervas daninhas. É um dos herbicidas mais usados globalmente porque é barato e muito eficiente a sua não utilização significa que os trabalhos de manutenção têm de ser realizados de uma forma mais frequente”.

A decisão da não aplicação de produtos à base de glifosato e a opção de utilizar alternativas ecológicas para o controlo de vegetação infestante está de acordo a adoção de praticas mais amigas do ambiente que contribuam para a garantia do bem-estar dos munícipes.

Na aplicação de herbicidas existem riscos para a saúde e para o ambiente face ao perigo destes produtos serem arrastados para as linhas de água e absorvidos pelos animais.

Publicidade

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade