Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Município de Bragança suporta custos com vacinação animal

Ao assumir os custos relacionados com a vacinação animal, o Município de Bragança pretende apoiar os criadores e produtores pecuários do Concelho de Bragança

198

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

O Município de Bragança continuará a suportar, em 2021, a totalidade dos custos (no valor de 65 mil euros) relacionados com a vacinação de animais contra a tuberculose e brucelose, que seriam assumidos, na totalidade, pelos criadores.

Uma medida resultante do protocolo de colaboração celebrado no dia 15 de fevereiro, com a Associação de Criadores de Gado de Bragança, que visa a execução do Programa Sanitário anual, aprovado pela Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária, e que compreende as ações de profilaxia médica e sanitária de rastreio da tuberculose bovina, brucelose bovina e dos pequenos ruminantes (ovinos e caprinos). No total, serão abrangidos 2.100 bovinos com idade superior ou igual a 2 anos e 22.330 pequenos ruminantes (jovens e adultos).

Ao assumir os custos relacionados com a vacinação animal, o Município de Bragança pretende apoiar os criadores e produtores pecuários do Concelho de Bragança, reduzindo o seu impacto negativo na rentabilidade das explorações e, de forma especial, no presente ano, mitigando os efeitos da pandemia COVID-19 nas vendas de carne, devido ao encerramento temporário das unidades de restauração, com dificuldades acrescidas para os criadores no escoamento dos produtos, com os consequentes prejuízos financeiros, contribuindo, ainda, para a coesão territorial. Visa, também, fomentar a produção animal, a atividade económica e o desenvolvimento local, bem como contribuir para a saúde e a salubridade públicas.

Saliente-se de que a comparticipação municipal no programa de sanidade resultante do presente protocolo destina-se, unicamente, às ações de profilaxia médica e sanitária a executar nos efetivos animais dos associados da Associação de Criadores de Gado de Bragança legalmente registados no concelho de Bragança.

Publicidade

Fonte desta notícia: Nota de Imprensa CM Brgança

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade