Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Município de Bragança apoia pecuária do Concelho

Foram celebrados protocolos entre o Município de Bragança com a Associação de Criadores de Gado de Bragança e a Associação de Criadores de Gado e Agricultores – ACRIGA, no valor global de 77 200 euros.

198

Publicidade

O Município de Bragança vai apoiar a pecuária do Concelho. Trata-se de uma medida, implementada, desde 2019, pelo Município de Bragança e que representa um investimento global de 427 mil euros no setor pecuário, com vista a apoiar os criadores e produtores do Concelho de Bragança no que diz respeito aos custos inerentes às intervenções de sanidade animal obrigatória.
A medida visa, desta forma, fomentar a produção animal, a atividade económica e o desenvolvimento local, bem como assegurar a saúde e a salubridade públicas e contribuir para a coesão territorial e sustentabilidade ambiental.

O Município de Bragança comparticipa, assim, a totalidade dos custos assumidos pelos criadores do concelho, com as ações de profilaxia médica e sanitária de rastreio da tuberculose bovina, brucelose bovina, leucose enzoótica bovina e brucelose dos ovinos e caprinos, dos efetivos no 1.º controlo, previstas no Programa Sanitário, abrangendo (de janeiro a dezembro de 2024) um total de cerca de 2 400 bovinos com idade igual ou superior a dois anos e 28 201 pequenos ruminantes (jovens e adultos) legalmente registados no concelho de Bragança.

Desta forma, o Município de Bragança atribuiu um apoio financeiro de 5 200 euros à ACRIGA, num total de 200 bovinos e 2 262 pequenos ruminantes, e 72 mil euros à Associação de Criadores de Gado de Bragança, contemplando 2 200 bovinos e 25 939 pequenos ruminantes.

Além desta medida, o Município de Bragança apoia os agricultores e a pecuária do concelho de Bragança ao promover e incentivar a realização de eventos, como o Concurso de Bovinos de Raça Mirandesa do Concelho de Bragança, o Concurso Nacional de Ovinos da Raça Churra Galega Bragançana Branca, o Concurso Nacional da Raça Churra Galega Bragançana Preta e o Concurso Nacional da Cabra Preta de Montesinho, entre outras iniciativas.

Publicidade

Fonte desta notícia: Município de Bragança