Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Movimento Cultural Terra de Miranda envia Carta aberta ao Ministro do Ambiente

Numa carta aberta enviada ao Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, o Movimento defende que o “Governo Português ainda têm forma de cobrar à EDP os impostos que não foram pagos, apesar de não terem acautelado o Interesse Público quando e como deviam”.

1.778

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

O Governo já autorizou a venda de seis centrais hidroelétricas, com uma capacidade total de 1,7 gigawatts (GW), das quais três com armazenamento (Foz Tua, Baixo Sabor e Feiticeiro) e três de fio de água (Miranda, Bemposta e Picote).

A concretização deste negócio estava dependente de um conjunto de autorizações regulatórias e da “luz verde” do Governo, já que se trata de uma operação que utiliza recursos públicos.

O Governo autorizou a operação, mas segundo o Movimento Cultural Terra de Miranda (MCTM) “não acautelou os interesses dos contribuintes portugueses, ao autorizar esta transação sem o devido pagamento de impostos“, nomeadamente o imposto de selo que faria entrar nos cofres do Estado cerca de 110 milhões de euros.

Numa carta aberta enviada ao Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, o Movimento defende que o “Governo Português ainda têm forma de cobrar à EDP os impostos que não foram pagos”.

Segundo o MCTM “o Governo Português apesar de não terem acautelado o Interesse Público quando e como deviam” ainda pode proceder à cobrança dos impostos, “basta ordenar à Autoridade Tributária que, ao abrigo da cláusula antiabuso prevista no artigo 38.º da Lei Geral Tributária, proceda à cobrança dos impostos devidos”.

Leia na integra a carta aberta enviada pelo Movimento Cultural da Terra de Miranda ao Ministro do Ambiente e da Ação Climática. Clicar aqui

Publicidade

Fonte desta notícia: Nota de Imprensa Movimento Cultural Terra de Miranda
Créditos da imagem: Terceira Dimensão

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade