Concelho de Mogadouro recebe o mega rastreio de saúde “Med on Tour”
Em 48 horas vão ser percorridas 28 aldeias para realizar rastreios de saúde e ações de esclarecimento sobre formas de vida saudável a um grupo alvo que, devido ao isolamento geográfico e social, geralmente tem mais dificuldades em aceder a este tipo de iniciativas.
Publicidade
Durante os dias 3, 4 e 5 de março as aldeias do concelho de Mogadouro vão receber o programa “Med on Tour”.
No início do ano o Município de Mogadouro foi contactado pela Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, com a apresentação de um programa de rastreios de saúde em localidades do interior, privilegiando as aldeias.
Em 48 horas vão ser percorridas 28 aldeias para realizar rastreios de saúde e ações de esclarecimento sobre formas de vida saudável a um grupo alvo que, devido ao isolamento geográfico e social, geralmente tem mais dificuldades em aceder a este tipo de iniciativas.
Serão 9 os estudantes de medicina envolvidos neste projeto, divididos em duas equipas para poder atender o maior número de pessoas possível.
Toda a logística desta operação ficará a cargo do município de Mogadouro, que aderiu a esta iniciativa, “entendendo que é uma ótima oportunidade para prestar um serviço muito útil e necessário à população e para, ao mesmo tempo, apresentar o território a futuros médicos, na expetativa de poder voltar a recebê-los”.
O Presidente da Câmara Municipal de Mogadouro, António Pimentel, que tutela o pelouro da saúde, considera a proximidade ao cidadão um elemento estratégico nas políticas a implementar nesta área, tendo em conta que a demografia local se caracteriza pelo envelhecimento e pelo isolamento, fatores que é preciso combater e contrariar, com todas as ferramentas possíveis.
O “Med On Tour” visa também marcar um papel cívico pró-ativo na luta contra o abandono do Interior do país, vítima
de sucessivas desigualdades e carência de oportunidades de desenvolvimento.
Esta atividade promove o contacto dos estudantes com aldeias, vilas e cidades do Interior, aproximando as
populações aos cuidados de saúde e contribuindo para formar melhores médicos.
As iniciativas integradas no projeto Med on Tour serão sempre adaptadas à realidade vivida localmente e realizadas
conforme a disponibilidade e interesse do Município.
Cada localidade tem, assim, uma excelente oportunidade de quiçá fixar futuros médicos, já que os estudantes, para além de realizarem rastreios, têm a oportunidade de conhecerem melhor o município, bem como todas as suas potencialidades.
Todos os alunos participantes receberão, previamente à atividade, uma formação específica para o exercer autónomo e competente dos rastreios, ministrada por profissionais de saúde qualificados, afetos ao Centro Hospitalar Universitário do Porto.
Publicidade