Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Mogadouro recebe mais uma edição do Festival Aéreo Red Burros Fly-in

Trata-se de um evento de alcance internacional, com a participação de muitos pilotos e equipamentos estrangeiros, sobretudo espanhóis. Os pilotos inscritos são já 108, para cerca de 100 aeronaves.

500

Publicidade

Mogadouro encerra o mês de julho com o regresso do Red Burros, um dos eventos mais icónicos do concelho, que este ano celebra a sua 11.ª edição.

Nas edições anteriores o evento decorria na sua totalidade no Aeródromo Municipal de Mogadouro, localizado na Freguesia de Azinhoso, mas este ano o festival terá dois spots – o Aeródromo, onde será possível observar todas as aeronaves parqueadas e a zona do Castelo de Mogadouro, onde vão decorrer todas as acrobacias e exercícios profissionais.

Trata-se de um evento de alcance internacional, com a participação de muitos pilotos e equipamentos estrangeiros, sobretudo espanhóis. Os pilotos inscritos são já 108, para cerca de 100 aeronaves.

A abertura oficial será conduzida pelo Presidente da Câmara Municipal, António Pimentel e vai contar com a participação de uma patrulha profissional do Exército Português – os Falcões Negros, militares no ativo que vão executar saltos de paraquedismo. Para este momento do programa está também prevista a passagem de
aviões F16 da Força Aérea Portuguesa.

Os exercícios e acrobacias serão executados sobre a zona urbana do Castelo de Mogadouro, tendo sido previstas todas as medidas de segurança obrigatórias e contando com todas as autorizações necessárias da Autoridade Nacional de Aviação Civil e das Forças Públicas de Segurança.

No âmbito das acrobacias aéreas, o evento conta com a participação da Aerobática, através do seu piloto Cmdte. Luís Garção e o avião Pitts S2B, e a LickAir, onde José Lickfold de Oliveira, um dos mais jovens pilotos acrobáticos Nacionais irá evoluir pela primeira vez nos ares Transmontano.

A acrobacia em formação, tem presença assegurada com os YakStars, onde 3 aeronaves executam manobras em formação cerrada a mais de 300km/h, assim como a Patrulha Fantasma; a única equipa de acrobacia na Península Ibérica a executar manobras com aeronaves com motores e características dissimilares.

O evento destaca ainda a acrobacia clássica, através da Aerofénix, com a presença do North American T-6 Texan; uma aeronave que fez história ao serviço da Força Aérea Portuguesa e que é a única em Portugal em condições de voo.

Outra novidade do RED Burros 2022 é a possibilidade de realizar “voos de descoberta”, uma experiência de exploração aérea para conhecimento e divulgação do território.

Além de um evento de dinamização cultural e de demonstração técnica, o Red Burros é também uma oportunidade económica e comercial para os agentes turísticos no território, nomeadamente, para a hotelaria e a restauração.

Do ponto de vista cultural, importa referir que o RedBurros Fly-In surge no nosso concelho como um rasgo de modernidade ancorado na orgulhosa tradição da ruralidade transmontana, aqui representada pela figura do burro, fiel companheiro de trabalho e de viagem dos nossos ancestrais. O Red Burros é, assim, uma manifestação da nossa identidade e da nossa capacidade de acompanhar o ritmo do mundo atual.

O Município de Mogadouro tem em desenvolvimento uma estratégia de dinamização global do território, denominada “Mogadouro em Movimento”, que se concretiza através de ações cheias de vida e energia, como o Red Burros Fly-In.

Publicidade

Fonte desta notícia: Município de Mogadouro

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade