Mirandela e Valpaços inauguram Caminho de Santiago
O Troço do Caminho Português de Santiago do Este entre Mirandela e Valpaços, uma iniciativa conjunta destes dois municípios, é apresentado ao público numa Conferência Internacional a 27 de maio, e inaugurado a 28 de maio com uma caminhada entre os dois municípios.
Os Municípios de Mirandela e Valpaços desenvolveram e implementaram o projeto Caminho Português de Santiago do Este, integrando assim estes concelhos na rede internacional de itinerários do Caminho de Santiago, num investimento de cerca de 250 mil euros, comparticipado em 85% pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).
O Caminho Português de Santiago do Este afirma-se como um programa cultural de valorização e promoção do itinerário do Caminho de Santiago e do seu inestimável património, associando uma oferta diversificada de eventos e iniciativas, com uma proposta inovadora, de grande transversalidade e dimensão internacional.
Este troço, com uma extensão total de 59,2 km, sendo 31,7 km no concelho de Mirandela e 27,5 km no concelho de Valpaços, que estabelecerá a ligação de Mirandela e Valpaços ao Caminho Português Interior de Santiago, em Chaves, que por sua vez conduzirá os peregrinos até Santiago de Compostela, na Galiza, em Espanha, integra um valioso património cultural, imaterial e material que importa preservar, promover e valorizar.
A implementação deste projeto traduz-se numa melhoria da oferta turística e no incremento dos fluxos turísticos para os municípios e para a região transmontana, estimando-se que anualmente possam cruzar os dois concelhos cerca de 5 mil peregrinos, refere uma nota de imprensa do município.
No dia 27 de maio de 2022, realiza-se no Centro Cultural de Mirandela a Conferência Internacional do Caminho de Santiago do Este que pretende, além da apresentação formal do troço, colocar a debate e avançar no conhecimento acerca das relações que se estabelecem entre o Caminho de Santiago e as comunidades locais, a espiritualidade, o turismo, o património e a caminhada em segurança.
A 28 de maio terá lugar a caminhada inaugural entre Mirandela (aldeia de Valongo das Meadas), passando pela praia fluvial de Miradeses/Rio Torto, terminando em Valpaços, cujas inscrições poderão ser efetuadas no Posto de Turismo de Mirandela.
Publicidade