Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Mirandela celebra o Dia Mundial da Oliveira a 26 e 27 de novembro

As atividades que o Município propõe são articuladas com agentes do território, nomeadamente, APPITAD e IPB (CIMO) – Parceiros do Programa “Alma do Azeite” e também com a EPA – Carvalhais e EsACT-IPB – Ambas instituições de ensino relevantes no nosso concelho.

239

Publicidade

Em 2019, o Conselho Executivo da UNESCO, seguindo uma proposta da Líbia e da Tunísia, apresentou uma recomendação para que se assinalasse, todos os anos, o dia 26 de novembro, como Dia Mundial da Oliveira.

Os atributos mundialmente reconhecidos a esta árvore foram os fundamentos da proposta apresentada. A sua longa existência, no mínimo 6000 anos de história, a sua longevidade, pode atingir 3000 anos, a simbologia que lhe é atribuída ( paz, riqueza, fertilidade, força, harmonia,…), o reconhecimento que lhe é feito pela literatura sagrada (Torah, Bíblia e Alcorão), as diversas aplicações, dos seus derivados, nos vários domínios da atividade humana (iluminação, construção e decoração, até à indústria farmacêutica e sanitária), o seu cultivo que, ao longo do tempo, se estendeu a 56 países, o seu impacto no desenvolvimento económico e social sustentável e os benefícios do azeite na saúde, são alguns dos atributos que levaram a que, na 40.ª Sessão da Conferência da UNESCO, esta proposta fosse aprovada.

Desde então, a UNESCO recomenda que se celebre este dia com a realização de workshops, palestras, degustações, entre outras, por forma a sensibilizar a comunidade para a necessidade de proteger e prolongar a existência desta árvore ancestral, preservando o seu valor de longa data. É neste espírito que o Município de Mirandela se associa, uma vez mais, ao Projeto Europeu Olive4All e, também, à Rede Nacional de Comemoração do Dia Mundial da Oliveira.

Através do Museu da Oliveira e do Azeite, o equipamento de referência para assinalar o dia, serão disponibilizadas as seguintes atividades:

  • 26 nov 15:00h
    Atividade: Visita Orientada ao Museu da Oliveira e do Azeite – Conheça a história da oliveira e da sua presença no concelho de Mirandela Local: Museu da Oliveira e do Azeite.
  • 26 nov 15:30h
    Atividade: Em família… Oficina de Prova de Azeite -Descubra diferentes tipos de azeite, as suas caraterísticas, origens e processos de produção.- Ação sincronizada com os aderentes à Rede Nacional de Comemoração do DMO.
    Local: Museu da Oliveira e do Azeite.
  • 26 nov 17:00h
    Atividade: Apresentação do concurso de fotografia “Paisagens do Azeite de Trás-os-Montes e Alto Douro”
    Local/Locais: Museu da Oliveira e do Azeite.
  •  26 nov 17:30h
    Atividade: A história e tradição no Lagar de Varas de Guide – Uma conversa com Pedro Beato
    Local/Locais: Museu da Oliveira e do Azeite
  •  27 nov 10:00h
    Na rota da oliveira – A comunidade escolar é desafiada a participar numa imersão oleoturística. Desafio lançado à EsACT-IPB e ao grupo de alunos em ERASMUS. O grupo para participar encontra-se fechado com 12 elementos, oriundos da Lituânia, Polónia e Brasil.
    Local/Locais: EPA –Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

As atividades que o Município propõe são articuladas com agentes do território, nomeadamente, APPITAD e IPB (CIMO) – Parceiros do Programa “Alma do Azeite” e também com a EPA – Carvalhais e EsACT-IPB – Ambas instituições de ensino relevantes no nosso concelho.

Publicidade

Fonte desta notícia: Município de Mirandela