Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Miranda do Douro promove música sacra e música portuguesa numa semana recheada de actividades

Quatro dos concertos serão na Cidade de Miranda do Douro - dois na Concatedral e os restantes na Igreja da Misericórdia e na Igreja de Santa Cruz - sendo o quinto concerto na Vila de Sendim.

329

Publicidade

A Semana Santa de Miranda do Douro de 2022 conta este ano com dupla programação. A juntar à habitual componente religiosa propõem-se diversos eventos de cariz cultural e pedagógico. Os cinco concertos, perfeitamente integrados nos diversos espaços de arquitetura religiosa do Concelho de Miranda do Douro, pretendem ser o digno complemento ao ambiente cultural tão típico desta época.

Quatro dos concertos serão na Cidade de Miranda do Douro – dois na Concatedral e os restantes na Igreja da Misericórdia e na Igreja de Santa Cruz – sendo o quinto concerto na Vila de Sendim.

Dentro do repertório que vai ser tocado destaca-se “Leçons de Ténèbres” do renomado compositor francês François Couperin, a execução de uma obra ímpar e pouco conhecida do repertório português, o Livro de São Vicente. No Domingo, dia 10 de Abril, o Coro dos Pequenos Cantores de Esposende apresenta repertório de compositores portugueses contemporâneos.

Os grupos que vão participar neste ciclo de concerto são expoentes da execução de Música Sacra, sendo, muitos deles, referências artísticas nacionais. Com esta seleção de agrupamentos musicais, este evento passa a ser o principal do género na região. A Capella Patriarchal, o Ensemble Voces Caelestes, o Serviço de Música Sacra da Igreja de São Roque, o Coro Infantil de Miranda do Douro e os Pequenos Cantores de Esposende são os responsáveis pela execução musical dos diversos concertos.

No plano pedagógico vão existir visitas guiadas e comentadas ao Órgão Histórico da Concatedral de Miranda do Douro e duas Masterclasses de Órgão. Para suprimir a falta de formação adequada em música sacra na região as duas masterclasses versam especialmente essa temática, sendo de participação gratuita.

Todos os eventos são de entrada gratuita. Para usufruir das visitas guiadas e/ou da Masterclasse, bem como para obter mais informações, deve enviar email para geral.casadelamusica@cm-mdouro.pt

A apresentação pública da Semana Santa coincide com a apresentação da marca “Casa da Música Mirandesa” e será no dia 07 de Abril às 18h00 na Casa da Música Mirandesa, Largo do Castelo em Miranda do Douro.

Publicidade

Fonte desta notícia: Município de Miranda do Douro

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade