Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Ministra da Habitação inaugura Feira de São Pedro e a requalificação do Bairro de São Francisco de Assis em Macedo de Cavaleiros

Investimento na primeira fase de requalificação do Bairro de São Francisco de Assis rondou os 1,5 milhões de euros, mas projeto global quase ascende aos três milhões de euros.

712

Publicidade

A Ministra da Habitação, Marina Gonçalves, vai marcar presença esta quinta-feira, dia 29 de junho, na cerimónia de inauguração da primeira fase de requalificação do Bairro de São Francisco de Assis, em Macedo de Cavaleiros, procedendo, depois, à abertura oficial da Feira de São Pedro, um dos momentos mais importantes do concelho ao longo do ano. “A presença da ministra da Habitação vem reconhecer a importância do papel que o Executivo tem vindo a desempenhar nos últimos cinco anos, em prol do desenvolvimento urbano e social do concelho”, explica o presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues.

As obras de requalificação do bairro, cujo projeto global ascende aos 2,7 milhões de euros, incidiram sobre duas vertentes diferentes: a requalificação do edificado e dos espaços públicos. “esta era uma zona da cidade a que a autarquia pouca atenção dedicou ao longo de três décadas, o que conduziu a situações de todo aceitáveis em algumas habitações, devido à deficiência de materiais de revestimento externo, tanto nas paredes como nos telhados”, recorda o autarca macedense. “Há situações calamitosas que estavam a causar problemas de saúde a alguns moradores”, diz.

A autarquia apresentou duas candidaturas no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), mas o projeto é muito mais global vasto e foi dividido em duas fases, para minimizar o impacto junto dos moradores.

Para Benjamim Rodrigues, a presença da ministra Marina Gonçalves “vem reconhecer a importância da requalificação urbana enquanto motor de dinamização social e económica dos territórios”.

A cerimónia de inauguração das obras de requalificação está agendada para as 16h30, seguindo-se, às 18 horas, a abertura oficial da Feira de São Pedro que, até domingo, irá levar ao concelho mais um importante conjunto de artistas e atividades de promoção do território. “É, a par do Entrudo Chocalheiro e da Feira da Caça, um dos momentos altos da agenda de eventos de Macedo de Cavaleiros”, explica Benjamim Rodrigues. A feira arranca no dia 28 de junho, com um espetáculo dos HMB no recinto do Parque Municipal de Exposições de Macedo de Cavaleiros.

A Noite da Rádio Onda Livre decorre a dia 29 de junho, feriado municipal, conta com a participação de Delfim Júnior & Ymperio Show, DNA, Cristiana Sá, Safira e Siga a Farra. Na sexta-feira, dia 30 de junho, é a vez de os Blind Zero subirem ao palco, enquanto no sábado, dia 01 de julho, será a vez da atuação de Nuno Ribeiro. As festividades terminam no domingo, dia 02 de julho, com o já tradicional passeio do Clube Mototurístico de Macedo de Cavaleiros e o Encontro de Automóveis Clássicos, durante o período da manhã; e um encontro de Grupos Culturais, a partir das 17 horas.

A Feira de São Pedro, que vai na sua 38.ª edição, é organizada em conjunto com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Macedo de Cavaleiros e assume-se também como uma feira empresarial. “É também um veículo de promoção do nosso tecido empresarial, assumindo-se como um certame agroindustrial e comercial, que acolhe vários agentes económicos da região e milhares de visitantes de todo o País”, conclui Benjamim Rodrigues.

Publicidade

Fonte desta notícia: Município de macedo de Cavaleiros