Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Ministra da Agricultura vai homologar a Certificação do Território dos Lagos do Sabor como Bio-Região

Dados atualizados indicam que são mais de 20 mil hectares de agricultura biológica e cerca de 600 produtores biológicos nos territórios que integram a Associação de Municípios do Baixo Sabor (AMBS) que possibilitaram a obtenção desta importante certificação para o território.

537

Publicidade

Amanhã, dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, o Território dos Lagos do Sabor vai ser certificado como Bio Região, numa cerimónia que contará com a presença da Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, para homologar a Certificação da Bio Região Lagos do Sabor e da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira.

Dados atualizados indicam que são são mais de 20 mil hectares de agricultura biológica e cerca de 600 produtores biológicos nos territórios que integram a Associação de Municípios do Baixo Sabor (AMBS) que possibilitaram a obtenção desta importante certificação para o território.

A criação da Bio Região pressupõe a cooperação entre agricultores, cidadãos, operadores turísticos, associações, Agrupamentos de Escolas e o poder local para a gestão sustentável dos recursos locais, dando centralidade à produção e consumo alimentar de base agroecológica.

Recorde-se que o movimento das Bio-Regiões nasceu em Itália, em 2004, rondando atualmente as 70 comunidades em todo o mundo. Em Portugal há quatro Bio-Regiões certificadas. A partir do dia 16 de outubro, o território dos Lagos do Sabor passará a integrar esta comunidade mundial de Bio-Regiões.

A iniciativa vai decorrer na Feira dos Gorazes, em Mogadouro, um dos certames anuais mais antigos de Portugal e, seguramente, um dos mais importantes de Trás-os-Montes, onde é dado sumo destaque aos produtos locais. A cerimónia de certificação terá inicio às 14h30 e vai decorrer num espaço preparado para o efeito, junto ao stand do Município de Mogadouro.

Publicidade

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade