Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Mais de 1 milhão de euros de investimentos no Museu da Terra de Miranda e na Igreja de Moncorvo

Para a salvaguarda e proteção do património, mas também a sua dinamização, divulgação e consequente fruição por parte do público, as candidaturas apresentadas aos fundos comunitários revestem-se de um caráter transversal, dando continuidade ao trabalho que tem vindo a ser realizado

2.154

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Publicidade

A Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) acaba de ver aprovadas sete novas candidaturas apresentadas ao Aviso Património Cultural-Infraestrutural do Programa Operacional Norte 2020. Dois dos monumentos contemplados são o Museu da Terra de Miranda e a Igreja de Moncorvo, que no tal terão um investimento superior a 1 milhão de euros.

Tendo como prioridade de investimento, a conservação, proteção, promoção e desenvolvimento do Património Natural e Cultural, as candidaturas agora aprovadas, com prazo de execução de dois anos, têm uma estratégia delineada pela Direção Regional de Cultura do Norte, que “visa a descentralização do investimento, alargando as suas ações a todo o território, num plano de trabalho em rede que contempla, igualmente, o apoio a candidaturas apresentadas por outras entidades e que mereceram, igualmente, aprovação”, lê-se numa nota de imprensa distribuída por aquela instituição.

Visando a salvaguarda e proteção do património, mas também a sua dinamização, divulgação e consequente fruição por parte do público, as candidaturas apresentadas aos fundos comunitários revestem-se de um caráter transversal, dando continuidade ao trabalho que tem vindo a ser realizado ao longo dos últimos anos, num claro esforço de criação de sinergias alargadas a todo o território, com evidentes repercussões ao nível das economias locais”, salientam.

No distrito de Bragança foram duas as estruturas contempladas com investimentos que superam 1 milhão de euros. No Museu da Terra de Miranda o Investimento total será de 819.590,00 €. Perto de completar quatro décadas de existência, o Museu da Terra de Miranda é um espaço cultural de referência na região. Sendo, Miranda do Douro uma cidade localizada em território de baixa densidade demográfica, reúne condições ímpares para a atratividade turística. “O Museu da Terra de Miranda terá, ao longo dos próximos dois anos, uma significativa intervenção no seu edifício, bem como no seu discurso expositivo, pretendendo-se criar uma museografia mais contemporânea, mais interativa, mais atrativa. Será a partir desta reformulação do seu discurso, embora não perdendo de vista o seu objetivo de difusão da cultura antropológica local, que o Museu da Terra de Miranda se pretende afirmar como uma âncora de atratividade de e para o território”.

Também Igreja Matriz de Torre de Moncorvo encaixará um investimento total de 204.900,31 €. A igreja matriz de Torre de Moncorvo é um legado arquitetónico e artístico notável de grande valor patrimonial que integra no seu interior um valioso espólio. “O imóvel apresenta problemas de conservação bastante generalizados, com grande incidência na degradação do granito, mas consideram-se especialmente preocupantes as manifestações presentes nos portais uma vez que colocam em risco a sua expressão decorativa, bem como a própria funcionalidade dos vãos. A presente candidatura prevê efetuar uma intervenção de reabilitação, restauro e consolidação do edificado; realizar os trabalhos de conservação e restauro do espólio artístico integrado; melhorar as condições de acessibilidade e visita. Pretende-se assim que a intervenção na Igreja de Torre de Moncorvo, para além de se constituir como uma ação de salvaguarda efetiva do imóvel, melhore e reforce o interesse turístico da região conduzindo-a para ser cada vez mais um polo de atração e formação de públicos variados”, descreve-se na nota de imprensa da DRCN.

Publicidade

Fonte desta notícia: Nota de Imprensa DRCN

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade