Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Macedo de Cavaleiros promete um mês de agosto com muita animação para os visitantes

Programação contempla espetáculos de música, teatro e passeios pelo concelho, terminando em setembro com o Aziborne Extreme

3.871

Publicidade

O mês de agosto promete muita animação em Macedo de Cavaleiros, com as iniciativas agendadas pela autarquia a contemplarem um programa que vai do teatro à música, passando pelas iniciativas culturais e histórias sem esquecer a vertente lúdica e os passeios pelo concelho. O ponto alto da agenda cultural acontece, porém, já em setembro, com nova edição do Aziborne Extreme.

Num verão de muitas emoções, a agenda macedense termina em grande com uma nova edição do Aziborne Extreme, um evento desportivo que junta desportos radicais à paisagem única do Nordeste Transmontano. Corrida (14 quilómetros), canoagem (4 km), ciclismo (52 km) e parapente (3 km) são as quatro modalidades eleitas, numa prova radical que se realiza a 3 de setembro. “É um evento empolgante, que atrai gente de todo o país e do estrangeiro, não só pelo espetáculo, mas também pelas paisagens da Serra de Bornes, da Albufeira do Azibo e do próprio concelho”, explica Benjamim Rodrigues.

Apostamos na dinamização do concelho ao longo de todo o mês, procurando proporcionar momentos diferentes não só aos emigrantes que regressam a Macedo neste mês, como também todos aqueles que nos escolhem para uns merecidos dias de descanso”, refere o presidente da Câmara de Macedo, Benjamim Rodrigues.

Entretanto, e antes do Aziborne Extreme, a 13 de agosto, o concelho acolhe o Improvável – Festival Terras de Trás-os-Montes, uma abordagem contemporânea e inovadora onde serão promovidos concertos e outros eventos culturais junto de elementos patrimoniais distintivos dos nove municípios das Terras de Trás-os-Montes. Em Macedo de Cavaleiros a escolha recaiu sobre o Pelourinho de Vale de Prados, que às 17h30 recebe uma Visita Teatral, seguida, às 18h30, do espetáculo “Nuvem Voadora” com a comunidade local. À noite, a partir das 21h30, é a vez de subir ao palco a artista Rita Redshoes, para fechar o evento com chave de ouro.

Em fim de semana prolongado, a aldeia de Lamalonga vai engalanar-se, a 13 e 14 de agosto, para receber a quinta edição da Feira Romana, que conta, desde logo, com um passeio de motos clássicas pela freguesia. Ao longo dos dois dias, além de muita música e atuações de rua, é ainda possível desfrutar de um almoço romano e fazer a Caminhada Via Romana XVII, entre Lamalonga e Argana.

Em mês de calor, a convidar a um banho na Albufeira do Azibo, a Praia Fluvial da Fraga da Pegada recebe a 20 de agosto o Festival Simbiose, com a apresentação do espetáculo Folia, um espetáculo que parte de um trabalho dos Galandum Galundaina com as comunidades locais que prevê a composição, ensaio e apresentação de música criada especificamente para e sobre este território. A iniciativa decorre a partir das 21h30.

A 27 de agosto a Praça das Eiras recebe um Festival de Folclore para assinalar o 45º aniversário do Grupo Cultural e Recreativo da Casa do Povo de Macedo de Cavaleiros (GCER). “É mais uma iniciativa que promete envolver todos quantos nos visitam, celebrando as tradições e a história do nosso concelho”, acrescenta Benjamim Rodrigues.

O autarca salienta que “esta agenda é uma forma de tornar o nosso concelho ainda mais atrativo, procurando criar novas dinâmicas, capazes de atrair mais turistas e gerar novas oportunidades de negócio para os empresários de Macedo de Cavaleiros”.

Publicidade

Fonte desta notícia: Município de Macedo de Cavaleiros

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade