Macedo de Cavaleiros integra missão lusa para reforçar laços com autarquias de Cabo Verde
Cerca de duas dezenas de municípios portugueses querem reforçar trocas comerciais e desenvolvimento económico no âmbito do projeto Terras da Lusofonia
Publicidade
O Município de Macedo de Cavaleiros integra uma missão de 18 municípios portugueses a Cabo Verde, com o intuito de reforçar os laços de cooperação entre as autarquias portuguesas e as cabo-verdianas. O encontro, a decorrer na cidade da Praia, “é um excelente momento para consolidar as parcerias com este país irmão, ao mesmo tempo que contribuímos todos para o reforço das trocas comerciais e desenvolvimento económico, tão importantes para cada um dos concelhos”, sublinha o presidente da autarquia macedense, Benjamim Rodrigues.
O ensejo serviu ainda para perspetivar novas formas de cooperação no Horizonte 2030, à luz do programa Terras da Lusofonia. “Um dos objetivos passa por reforçar o intercâmbio empresarial e cultural, mas também ao nível do ensino, entre as instituições dos dois municípios”, explica o presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros. Benjamim Rodrigues salienta a importância deste território para o Nordeste Transmontano, desde logo com o importante contingente de estudantes cabo-verdianos já a estudar em Portugal e, mais concretamente, na região transmontana.
No âmbito do projeto Terras da Lusofonia, ficou ainda consagrada a inauguração da primeira “Casa da Lusofonia”, na localidade de Ponta do Sol (Santo Antão). Esta estrutura terá como principal objetivo ser uma referência em todo o país e “entrelaçar” o desenvolvimento entre os municípios.
Além da participação, a missão portuguesa vai ainda estar presente na Feira Internacional de Cabo Verde, a maior do país e que conta com 210 espaços de exposição de 110 empresas, em representação de Cabo Verde, Portugal, França, Brasil e Estados Unidos.
Publicidade