Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Macedo de Cavaleiros assinala Entrudo com webinar sobre tradições e rituais carnavalescos

Para o presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, esta é uma oportunidade de conhecer outras tradições e rituais que fazem do Carnaval um evento único em praticamente todo o mundo. Dos rituais pagãos aos corsos mais modernos.

330

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Publicidade

A autarquia de Macedo de Cavaleiros e a MORE – Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação -, promovem na próxima segunda-feira, dia 15 de fevereiro, um webinar dedicado às tradições carnavalescas. A partir de Podence, terra dos Caretos, Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO, um conjunto de convidados de Portugal, Brasil, Grécia, Itália e França, entre outros países, traçam um retrato das inúmeras tradições ligadas ao Entrudo, desde as práticas pagãs até às tradições mais urbanas.

Para o presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, “esta é uma oportunidade de conhecer outras tradições e rituais que fazem do Carnaval um evento único em praticamente todo o mundo”. Dos rituais pagãos aos corsos mais modernos, Benjamim Rodrigues admite que “há todo um conjunto de ritos que fazem desta uma sessão enriquecedora para os amantes dos rituais carnavalescos e de toda a história e cultura a eles associadas”. Num ano em que, fruto das restrições impostas pelo combate à pandemia de COVID-19, as celebrações não podem sair à rua, o autarca explica que “esta é uma forma diferente, mas inovadora, de assinalar uma festividade tão importante para concelhos como o de Macedo de Cavaleiros e os seus Caretos de Podence”.

O webinar “Carnival And Masks: Rituals And Practices Around The World” tem transmissão a partir do Facebook de Macedo de Cavaleiros (fb.com/cm.macedodecavaleiros ) e tem início às dez da manhã com uma intervenção do presidente da autarquia macedense, Benjamim Rodrigues, e da diretora do Departamento de Cultura da Fundação INATEL, Carla Raposeiro.

O primeiro painel, mais dedicado às tradições pagãs das festas de Inverno, festas dos rapazes e Entrudo, conta com as intervenções do presidente dos Caretos de Podence, António Carneiro; de Kostas Ioannidis, que irá abordar o Carnaval de Naoussa e as tradições dos mascarados naquela região grega, e ainda, entre outros, do fotógrafo francês Charles Fréger, autor do projeto fotográfico WilderMan, dedicado aos rituais mascarados de inverno no continente europeu.

Durante a tarde a sessão estará mais vocacionada para os carnavais mais urbanos, contando com a participação de Nicole Costa que irá abordar as artes performativas do Carnaval do Recife (Brasil) e de Guisella Coral, que apresentará a tradição do Carnaval De Blancos Y Negros, originário da cidade de Pasto, na Colômbia. Do mesmo país chega ainda a participação de Carla Celia, com o ritual do Carnaval de Barranquilla.

Publicidade

Fonte desta notícia: Nota de Imprensa CM Macedo de Cavaleiros

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade