Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Lobos estão a morrer nos concelhos de Montalegre e Bragança

Segundo o ICNF, procedeu-se à comunicação das ocorrências ao Ministério Público, nas Comarcas de Vila Real e Bragança.

4.906

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Andam a aparecer lobos mortos nos concelho de Montalegre e Bragança. Segundo  o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas  (ICNF), no dia 15 de fevereiro de 2021 foi dada informação  da existência de dois cadáveres de lobo na região Norte, um na zona de Cabril, Montalegre e outro na zona de Rio de Onor, Bragança.

Foi de imediato ativado o protocolo estabelecido no âmbito do Sistema de Monitorização de Lobos Mortos (protocolo que envolve o ICNF, GNR, Ministério Público e INIAV, I.P.). As equipas da GNR/SEPNA e os Vigilantes da Natureza presentes no terreno, em estreita colaboração e no âmbito das suas competências, desencadearam uma série de procedimentos de investigação, bem como a recolha dos cadáveres que foram entregues ao INIAV, I.P. para necropsia.

Segundo o ICNF, procedeu-se, ainda, à comunicação das ocorrências ao Ministério Público, nas Comarcas de Vila Real e Bragança.

Sobre as notícias que referem um segundo lobo morto em Cabril,  o ICNF salienta os Vigilantes da Natureza encontraram várias armadilhas de laços, utilizadas na caça ilegal, e que a GNR se encontra a recolher os indícios desta prática ilegal não havendo, até ao momento, evidências suficientes que  permitam concluir pela existência de mais um animal morto.

Publicidade

Fonte desta notícia: Nota de Imprensa ICNF

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade