Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Lançada versão em PT da iMammalia: a app para registar mamíferos silvestres europeus

É uma app para dispositivos móveis que permite fazer o registo de observações de mamíferos silvestres europeus no seu habitat natural de forma fácil por qualquer pessoa, mediante o envio de fotografias dos animais e/ou dos seus indícios de presença ou sem registo fotográfico.

558

Publicidade

A aplicação (app) iMammalia, criada para promover, por parte dos cidadãos, o registo de mamíferos silvestres europeus no seu habitat natural, está agora disponível em português (PT). Descarregue a app com a versão em PT na Google Play ou na App Store.

A tradução e adaptação da app para português ficou a cargo da organização não governamental de ambiente (ONGA) Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural, através de uma colaboração realizada entre a ONGA e o Instituto de Investigação em Recursos Cinegéticos da Universidade de Castilla-La Mancha (IREC, UCLM-CSIC-JCCM), em Espanha.

Esta app foi criada no âmbito do projeto europeu MammalNet, que tem como objetivo principal valorizar a potencialidade da ciência cidadã e da ciência aberta aplicada na monitorização de mamíferos silvestres europeus. Promove a colaboração entre os investigadores e os cidadãos para melhorar o conhecimento, a gestão e a conservação dos mamíferos na Europa.

Este projeto, que integra um consórcio de instituições académicas e de investigação europeias, é coordenado pelo IREC, UCLM-CSIC-JCCM e financiado pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA).

O que é a app iMammalia?

É uma app para dispositivos móveis que permite fazer o registo de observações de mamíferos silvestres europeus no seu habitat natural de forma fácil por qualquer pessoa, mediante o envio de fotografias dos animais e/ou dos seus indícios de presença ou sem registo fotográfico. É uma app simples e intuitiva e não é necessário ter conhecimentos específicos para a usar, já que as imagens/informações enviadas são posteriormente validadas por especialistas. A app inclui informação e fotografias que ajudam a identificar as diferentes espécies de mamíferos europeus, bem como mapas de distribuição das mesmas. O utilizador poderá ver os seus registos e os dos outros utilizadores inseridos num mapa.

Para que servem os dados partilhados através da app?

Os dados das observações partilhados através desta app servem principalmente para mapear a ocorrência e distribuição espacial e temporal de mamíferos silvestres na Europa.

Os dados dos registos das observações de mamíferos contribuirão para quê?

Toda a informação partilhada pela comunidade através desta aplicação ficará disponível em bases de dados de livre acesso na Global Biodiversity Information Facility (GBIF) e será fundamental para promover um maior conhecimento, melhor gestão e monitorização, mais investigação e conservação dos mamíferos selvagens na Europa. A GBIF é uma rede internacional de dados que tem como objetivo fornecer dados de livre acesso sobre a biodiversidade no planeta. Disponibiliza dados científicos sobre a biodiversidade por intermédio de web services. Os dados dos registos de observações de mamíferos partilhados através da app contribuirão, desta forma, para a ciência aberta e aplicada.

Publicidade

Fonte desta notícia: Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade