Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Lagos do Sabor vão ter certificado de Bio-Região

O movimento das Bio-Regiões nasceu em Itália, em 2004, rondado atualmente as 40 comunidades em todo o mundo. Em Portugal há quatro Bio-Regiões certificadas.

547

Publicidade

Dia 16 de Outubro, Dia Mundial da Alimentação, os Lagos do Sabor serão certificados como Bio-Região. São mais de 7 mil hectares de agricultura biológica nos territórios que integram a Associação de Municípios do Baixo Sabor (AMBS) que, no próximo dia 16 de outubro, em Mogadouro, vão obter a certificação como Bio Região.

Na semana passada, a AMBS integrou a comitiva, de vários autarcas portugueses e italianos, representantes do Ministério da Agricultura, Associações de Desenvolvimento Local e Professores Universitários, em visita à primeira Bio-Região da Europa – o Bio-distretto Cilento, em Itália. Uma iniciativa que se insere no âmbito do processo de certificação dos Lagos do Sabor como Bio-Região e tem como objetivo promover o intercâmbio de cooperação entre as váriasBio-Regiões de toda a Europa.

Para Eduardo Tavares, Presidente da Associação de Município do Baixo Sabor, “o processo de certificação dos Lagos do Sabor como uma Bio-Região faz parte dos objetivos de desenvolvimento sustentável que queremos para os territórios dos Lagos do Sabor. Esta é uma forma de potenciar todo o território, com base nos princípios da gestão sustentável dos recursos locais e da proteção ambiental.

Recorde-se que, no passado dia 2 de abril, Salvatori Basil, Presidente da Rede Internacional das Bio-Regiões, visitou os quatros concelhos que integram a Associação de Municípios do Baixo Sabor, Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Torre de Moncorvo, para dar início ao processo de certificação. Salvatori Basil referiu que “as regiões dos lagos do sabor possuem uma beleza natural impar e os agricultores, gestores da paisagem, serão os principais atores neste caminho da sustentabilidade do território, no trilho da Bio Região”.

Após seguimento do processo, os Lagos do Sabor estão em condições de obter a certificação como Bio Região, abrangendo uma área geográfica de cerca de 7000 hectares de agricultura biológica, mais de 700 agricultores e cerca de 30 explorações pecuárias. A criação da Bio Região pressupõe ainda a cooperação entre agricultores, cidadãos, operadores turísticos, associações e o poder local para a gestão sustentável dos recursos locais, dando centralidade à produção e consumo alimentar de base agroecológica.

O movimento das Bio-Regiões nasceu em Itália, em 2004, rondado atualmente as 40 comunidades em todo o mundo. Em Portugal há quatro Bio-Regiões certificadas. A partir do dia 16 de outubro, data coincidente com o Dia Mundial da Alimentação, os Lagos do Sabor passarão a integrar esta comunidade mundial de Bio-Regiões.

Publicidade

Fonte desta notícia: Município de Alfândega da Fé

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade