Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Lagos do Sabor recebem a visita da Ministra da Coesão Territorial no próximo dia 13 de Julho

A Associação de Municípios do Baixo Sabor vai assinar protocolo para a criação da Estação Náutica Polinucleada dos Lagos do Sabor

844

Publicidade

No próximo dia 13 de julho, a Associação de Municípios do Baixo Sabor (AMBS) vai dar um passo importante para a concretização da estratégia de desenvolvimento sustentável prevista no Plano Estratégico dos Lagos do Sabor.

Sabendo que o Turismo Náutico é na atualidade uma das grandes oportunidades para o futuro do território, será nesse dia formalizada a assinatura do protocolo de parceria entre a Associação de Municípios, os quatros municípios que a constituem e mais 23 entidades nacionais e regionais que concorrem para a dinamização, desenvolvimento e promoção ambiental e territorial da região.

O acordo de parceria vai ser homologado pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, numa cerimónia que terá lugar a partir das 15h45, no Santuário de Santo Antão da Barca, no concelho de Alfândega da Fé e que contará também com a presença da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira e do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel.

Os Lagos do Sabor são neste momento uma região muito procurada por variadíssimos públicos e mercados, pretendendo-se com este projeto da Estação Náutica agregar um conjunto de entidades nacionais, regionais e locais identificadas com o território, envolvendo as administrações locais, entidades regionais e locais de turismo, associações, clubes, operadores turísticos, estabelecimentos de alojamento e de restauração, entre outros, devidamente organizados numa rede protocolada e seguindo um programa de atividades validado por todos.

A Estação Náutica constitui assim uma plataforma de interação com o objetivo de promover a cooperação no território, entre os Municípios e as empresas turísticas, entre o setor público e o setor privado, entre as comunidades locais e os visitantes e turistas.

Previamente à cerimónia de assinatura do acordo, o Conselho Diretivo da Associação de Municípios do Baixo Sabor vai reunir com a Ministra da Coesão Territorial, para discutir e apresentar projetos de interesse para o território e a criação de um instrumento financeiro que potencie a valorização e desenvolvimento dos Lagos do Sabor.

Publicidade

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade